De 25 de outubro a 24 de novembro, o Mercado Municipal do Rio realiza a sétima edição do Festival que reúne pratos de doze restaurantes, promoções de vinhos e produtos, música portuguesa, palestras, recreação infantil e o primeiro torneio de Futemesa do Cadeg
Estrela maior do Cadeg, o bacalhau vai brilhar ainda mais a partir do dia 25 de outubro, quando começa a sétima edição de um dos mais tradicionais eventos de fim de ano da cidade: o Festival do Bacalhau do Mercado Municipal do Rio de Janeiro.
Este ano, além dos pratos inéditos que serão apresentados durante o mês do festival, o Cadeg preparou uma surpresa que vai unir esporte e gastronomia. Será o 1º Torneio UP de Futemesa do Cadeg, que vai acontecer aos domingos, aberto ao público em geral. Os três primeiros fins de semana serão para treinos, e os dois últimos estarão reservados para o campeonato, com direito à premiação para os primeiros colocados.
As inscrições, que incluem dois quilos de alimentos não perecíveis, podem ser feitas antecipadamente pelo whatsapp 988772980 ou no local. Toda a renda será revertida para o RioSolidário.
E enquanto a bola rola nos domingos, aos sábados quem entra em campo é a música portuguesa, com apresentação do vira (canto e dança folclóricos) do meio-dia às 15h30.
Outra atração que também acontece aos domingos são as palestras sobre gastronomia e degustação de vinhos, que vão garantir aos frequentadores que gostam de se arriscar na cozinha boas receitas para surpreender na ceia de Natal.
Já no primeiro domingo, dia 3, o chef Marcos Carvalho vai revelar todos os truques para se preparar um bom bacalhau, como os cortes certos, a melhor maneira de dessalgar, retirar a espinha e a pele e o ponto do cozimento. Ele ainda vai ensinar a fazer uma Punheta de Bacalhau, prato típico português, com degustação.
No dia 10, será a vez do chef Marecelo Barcellos, com a palestra “Tem caviar no feijão!”, em que dá dicas de como harmonizar paladar, texturas e cores de alimentos variados (incluindo até caviar com feijão!). E para completar, o sommelier Wolney Segnior vai falar sobre os vinhos chilenos e seus sabores.
No dia 17, mais uma chance para aprender os macetes do bacalhau, com o chef Adão Almeida, que vai preparar uma Quenelle de bacalhau com degustação (veja abaixo a programação completa).
A criançada também terá sua vez, com as oficinas gratuitas da equipe dos Fabulosos, que entretêm os pequenos com atividades de confecção de massinha de modelar caseira, oficina de cupcake e confecção de brinquedo com material de reciclagem. Assim, os pais ficam mais à vontade para almoçar em um dos doze restaurantes que apresentam pratos inéditos nesta edição e fazer compras nas lojas de vinhos, empórios e roupas que oferecem descontos durante o Festival.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Palestras (aos domingos):
3/11 – 12h30 – Palestra com chef Marcos Carvalho que vai ensinar a preparar Punheta de Bacalhau com degustação. 13h30 – Mesa Brasil Sesc – Como aproveitar alimentos e evitar desperdícios.
10/11 – 12h30 – Palestra “Vinhos chilenos e seus sabores”, com Wolney Segnior. 13h30 - Palestra “Tem caviar no feijão!” Harmonização, paladar, textura e cores, com o Chef Marcelo Barcellos.
17/11 – 12h30 - Palestra “Vinho em todo lugar”, com Luiz Antônio da Silva. 13h30 - Chef Adão Almeida dá dicas com bacalhau e ensina a preparar Quenelle de bacalhau, com degustação.
24/11 – 12h30 - Palestra com o Chef Eudo, oferecida pela Casa Maranguape. 13h30 - Palestra com o Chef Lima, oferecida pela Casa Maranguape.
SERVIÇO
Festival do Bacalhau do Cadeg
Quando: de 25 de outubro a 24 de novembro
Sábados: Música portuguesa de meio-dia às 15h30
Domingos: 1º Torneio UP de Futemesa e recreação infantil com de meio-dia às 14h.
Restaurantes: Todos os dias, de 11h às 17h.
[if !supportLineBreakNewLine] [endif]