Agentes da Assistência Social realizam chamamento
das pessoas que ainda estejam em área de risco
Defesa Civil interditou várias casas em área de risco na Cidade Imperial
O cadastramento dos desabrigados será intensificado pela prefeitura a partir desse fim de semana. Neste sábado (26) e domingo (27), das 9h às 16h, os agentes da Assistência Social farão ações diretas nos bairros. O intuito é reforçar o atendimento das pessoas que ainda não conseguiram comparecer aos postos fixos de inscrição ao Programa Minha Casa Minha Vida. Serão instalados estandes nos bairros Quitandinha, na unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na Rua Alagoas; no Independência, perto da Unidade Básica de Saúde (UBS); e na Praça do São Sebastião.
O atendimento é voltado para as pessoas que ainda moram em área de risco ou já perderam ou tiveram suas casas interditadas, total e parcialmente, em decorrência dos desastres das chuvas. “Estamos reunindo os esforços para garantir que todas as pessoas que ainda vivam em área de risco sejam cadastradas. Essas pessoas podem ser selecionadas para receber uma das novas unidades que vamos construir na cidade”, destaca o prefeito Bernardo Rossi (MDB).
Até o momento cerca de 620 pessoas, vítimas dos desastres das chuvas, foram atendidas. O prazo para o cadastramento, iniciado em dezembro de 2018, foi estendido até o dia 15 de fevereiro. A intensificação nas ações para o cadastramento visa garantir que todas as pessoas que ainda necessitam de auxílio para a moradia sejam registradas.
O governo municipal já tem a aprovação de projetos para a construção de mais 1.028 unidades habitacionais no município. Entre as localidades onde serão construídas as novas moradias, estão as regiões de Benfica, que receberá 120 imóveis; Vale do Cuiabá, 140; Mosela, 48 e Caetitu, com 720 apartamentos. Essas construções são voltadas especificamente para atender a demanda das vítimas de calamidades, que ainda não conseguiram recuperar suas moradias.
Além dos pontos móveis, instalados nos bairros, o atendimento também é feito na sede da Defesa Civil, na Rua Buarque de Macedo, 128 – Centro e no Centro de Cidadania de Itaipava, na Estrada União e Indústria, 11.860. Nesses locais, o cadastramento é feito de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Para se cadastrar é necessário comparecer com os documentos de Identidade, CPF e Certidão de Casamento (adultos); comprovante de residência, como conta de luz, telefone e água; e Certidão de Nascimento, para as famílias que tenham menor de idade.
“Nossa equipe está dedicada ao atendimento dessas pessoas. Todos que moram em área de risco devem comparecer a um desses postos de atendimento”, destaca a secretária de Assistência Social, Denise Quintella, que enfatiza que mesmo as pessoas que não tenham o laudo da Defesa Civil, atestando que residam em área de risco, devem se apresentar. “Muitas pessoas perderam ou não possuem esse documento. Estamos avaliando todos os casos e quando necessário, solicitamos a visita da Defesa Civil aos lugares indicados”, reforça.
Além da instalação dos dois postos fixos e do atendimento aos bairros, carros de som estão sendo usados para o chamamento da população. No próximo final de semana, nos dias 2 e 3 de fevereiro, os agentes vão se instalar nos bairro Alto da Serra, Estrada da Saudade e Corrêas e nos dias 9 e 10 de fevereiro, as ações serão reforçadas nos bairros Itaipava, Pedro do Rio e Posse.