Usina Viva: agosto tem estreia da websérie, cinema, bate-papo e teatro em Friburgo
- Gilson da Gama Barcellos

- 28 de jul.
- 2 min de leitura
Rio de Janeiro, 28/7/2027
Por Redação GBNEWS
Fotos: Divulgação

O mês de agosto chega com potência criativa no projeto Usina Viva, que segue movimentando Nova Friburgo com uma programação gratuita e plural. Misturando música, audiovisual, memória e teatro, a agenda do mês traz uma novidade especial: o lançamento da websérie Luminosa, estreando com Pipa Menino, no dia 01/08. A série celebra a produção musical autoral e os artistas da cena independente, gravada num show intimista cheio de poesia e afeto.
O projeto Usina Viva é realizado pela Clovis Produtora, com apoio cultural do Instituto Energisa, apoio do Hotel Dominguez Plaza, e patrocínio do Grupo Energisa, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro via Lei de Incentivo à Cultura do Estado.
Confira a programação:
01/08, às 18h, no Instagram @usinaviva

Estreia da websérie Luminosa – Episódio com Pipa Menino Mais que um show, um mergulho no universo sonoro de artistas que iluminam a cena contemporânea.
16/08, às 17h - Usina Cultural Energisa Exibição do curta "Sebastiana" + bate-papo com a professora e escritora, Márcia Lobosco, sobre memória familiar: arquivos, silêncio e esquecimentos.
Dirigido por Pedro de Alencar, o filme conta a história de um menino de 8 anos que recebe a trágica notícia da morte de sua mãe, Sebastiana, e de seus irmãos. Na época, os jornais noticiaram que ela teria ateado fogo em si mesma e nas crianças. Décadas depois, o filho de Isaltino, descobre novos detalhes sobre o caso e começa a questionar o que realmente aconteceu com sua avó e seus tios.
30/8, às 19h - Usina Cultural Energisa

Peça "Baltasar - Estudo sobre a obra Pastoral, de Osman Lins”, de Tomás Braune
O espetáculo conta a história de Baltasar, um adolescente que começa a ser rejeitado pelos homens de sua família ao revelar semelhanças com a mãe desaparecida. Vivendo em uma zona rural brasileira, ele encontra na atração por mulheres uma forma de reverência ao feminino, desafiando a lógica machista que o cerca. A peça é inspirada na obra Pastoral, de Osman Lins.
Serviço:
Usina Cultural Energisa – Praça Pres. Getúlio Vargas, 55 – Centro
Entrada gratuita | Retirada dos ingressos 1 hora antes de cada apresentação.


Comentários