top of page

Usina de asfalto de Itaboraí volta a operar após 8 anos de paralisação

Rio de Janeiro, 14/01/2021

Por Redação GBNEWS

Foto divulgação/PMI


Durante a campanha eleitoral, o então candidato a prefeito Marcelo Delaroli (PL) garantiu que a esburacada e suja Itaboraí iria sofrer uma transformação. Mutirões são realizados para limpar as ruas e avenidas enquanto não é contratada uma empresa para recolher o lixo. Visitas foram feitas na área de saúde para saber das necessidades urgentes. Decreto de calamidade administrativa foi assinado e, agora, a usina de asfalto da cidade já está operando.

Usina de asfalto de Itaboraí já está operando após paralisação em dois governos


Graças a retomada da produção da usina de asfalto, após 8 anos de paralisação, a Secretaria Municipal de Obras iniciou os reparos das vias urbanas de Itaboraí com a aquisição de insumos.


Com o aumento gradual da produção da usina será possível intensificar as operações de pavimentação. A intenção do prefeito Marcelo Delaroli é colocar a usina de asfalto para funcionar na sua capacidade máxima de 500 toneladas e, assim, aumentar a abrangência dos serviços de recuperação viária no município, primeiro atendendo os principais acessos da cidade, como a Avenida de 22 de Maio e ruas do bairro de Itambi.

“Produzir asfalto é mais barato e mais viável do que comprar no mercado. Por isso, é mais vantajoso para Itaboraí ter a usina funcionando. Durante os próximos dias iremos percorrer todo o centro da cidade com as máquinas. Onde houver buraco, vamos tapar. Também iremos recuperar as obras de pavimentação asfáltica que estavam paradas, como as do Centro. Temos muito trabalho pela frente”, destacou o novo prefeito Marcelo Delaroli.


Fechada nos governos de Helil Cardozo (MDB) e de Sadinoel (PP), a usina de asfalto apenas no início das atividades já produziu dez toneladas de asfalto que foram utilizadas na recuperação de sete quilômetros de ruas da ponte de Venda das Pedras, passando pela Avenida 22 de Maio até o bairro de São Joaquim.


“O município de Itaboraí carece de pavimentação adequada. Colocar novamente em operação a usina de asfalto é apenas o começo da transformação para as ruas de cada bairro da cidade. Em breve, teremos não só operações de tapa-buraco, mas iniciaremos a pavimentação de verdade”, afirmou o secretário de obras, Alessandro Ferreira Rodrigues.

A previsão da Secretaria Municipal de Obras é de que a usina aumente, já nos próximos dias, a produção diária para 40 toneladas. O órgão também iniciou a produção do Departamento de Artefatos responsável por fabricar tampas de esgoto, manilhas, blocos de tijolo, caixas de esgoto, canaletas e meios-fios.


Quem também comemorou o início das ações foi a dona de casa Vera Lúcia Barbosa, de 52 anos. “Sempre morei aqui e fiquei impressionada com a rapidez do início do recapeamento. Ele (Delaroli) veio ao bairro no final de semana e anunciou que iria começar a tapar os buracos, o que de fato ocorreu”.


No início da tarde desta quinta-feira (14), o vice-prefeito Lourival Casula (PT) esteve no Palácio Guanabara. Manteve encontro com o subsecretário de estado de Desenvolvimento Econômico. Foi buscar parceria com o governo estadual para Itaboraí que desde 1º de Janeiro de 2021 está em ritmo de transformação.


bottom of page