Turismo: após anos no papel, tudo indica que Maricá terá teleférico operando em 2027
- 17 de dez. de 2025
- 2 min de leitura
Rio de Janeiro, 17/12/2025
Por Redação GBNEWS
Ilustração: Divulgação

Desde o seu segundo mandato como prefeito de Maricá, iniciado em 2013, Washington Quaquá (PT), declarava que uma de suas metas para alavancar o turismo na cidade seria a instalação de um teleférico em Ponta Negra. Ao que tudo indica, finalmente vai sair do papel com a participação da empresa Maricá Park Serviços de Teleférico LTDA,
Nesta terça-feira (16), a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), assinou protocolo de intenções para viabilizar a implantação de um sistema de teleféricos na região do Farol de Ponta Negra. O projeto, com investimento estimado em R$ 21 milhões, será realizado com recursos privados e tem como objetivo fortalecer o turismo e impulsionar a economia local.
A expectativa é a geração de cerca de 40 empregos diretos e mais de 100 indiretos, além de ampliar a movimentação econômica e a arrecadação de tributos associada à atividade turística. As obras devem ter início entre 60 e 90 dias, após a obtenção das licenças necessárias, com prazo estimado de 18 a 24 meses para execução e previsão de funcionamento até 2027.
Segundo o presidente da Codemar, Celso Pansera, a iniciativa busca ampliar a oferta turística de Maricá conectando visitantes a um dos pontos mais emblemáticos do município.
“Estamos criando um novo atrativo com acesso ao Farol de Ponta Negra, valorizando a beleza natural da região e fortalecendo a cadeia do turismo”, afirmou.

O acordo, firmado com a empresa Maricá Park Serviços de Teleférico LTDA, tem vigência inicial de seis meses e prevê que a Codemar atuará como facilitadora institucional junto aos demais órgãos necessários ao processo de implantação. Não há transferência de recursos financeiros ou doação de bens entre as partes.


Comentários