TRE coloca Eduardo Paes na corda bamba
- há 16 minutos
- 2 min de leitura
Rio de Janeiro, 16/8/2026
Por Redação GBNEWS
Foto: Rede Social

O candidato ao governo do Estado do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), tem 72 horas, para provar elegibilidade referente às eleições municipais de 2016 ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio. O documento, de número 0001705-94.2016.6.19.0176, foi expedido neste sábado (15) e, determina que as pendências sejam sanadas “sob pena de indeferimento” do pedido de registro.
Além da comprovação referente ao processo de 2016, o TRE-RJ determinou que Paes apresente certidões criminais das Justiças Federal e Estadual, de primeiro e segundo graus, acompanhadas de certidões de objeto e pé em caso de eventuais anotações.
O candidato também foi intimado a entregar sua proposta de governo, que ainda aparece como pendência na análise do registro.
O processo mencionado pela Justiça Eleitoral é uma ação da eleição municipal de 2016, movida por Marcelo Freixo e sua coligação contra Eduardo Paes e Pedro Paulo.
Na ocasião, os dois foram acusados de abuso de poder econômico em razão da utilização, durante a campanha de Pedro Paulo à Prefeitura do Rio, de informações do Plano Estratégico Visão Rio 500, elaborado pela Prefeitura durante a gestão de Paes.
A ação havia sido inicialmente rejeitada pela 176ª Zona Eleitoral. Posteriormente, porém, o TRE-RJ reformou a decisão e condenou Paes e Pedro Paulo à inelegibilidade por oito anos, além de multa.
A condenação acabou sendo derrubada pelo Tribunal Superior Eleitoral em fevereiro de 2021. Por unanimidade, o TSE absolveu os dois e afastou a inelegibilidade, entendendo que não havia provas suficientes de abuso de poder econômico.
Agora, durante a análise da candidatura de Paes ao Governo do Rio em 2026, o TRE-RJ solicita que seja apresentada prova de elegibilidade referente justamente a esse processo.
A intimação, portanto, não representa uma nova condenação nem significa que Paes esteja atualmente inelegível. Trata-se de uma diligência do processo de registro para que a candidatura apresente a documentação necessária e demonstre que o processo antigo não produz impedimento eleitoral atualmente.
O registro de candidatura de Paes tramita no TRE-RJ sob o número 0601714-98.2026.6.19.0000. (Com informações de Tempo Real)
Comentários