top of page

Terremoto em São Gonçalo, mas nem tanto

  • Foto do escritor: Gilson da Gama Barcellos
    Gilson da Gama Barcellos
  • 13 de mar.
  • 1 min de leitura

Rio de Janeiro, 13/03/2025

Por Redação GBNEWS

ree

Tendo em vista a informação publicada pela Rede Sismográfica Brasileira - ON (RSBR) na tarde desta quarta-feira (12), um tremor de terra de magnitude de 2.0 foi registrado na segunda-feira, dia 11 de março, às 13h07min (horário de Brasília) no município de São Gonçalo, região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro. A Secretaria de Estado de Defesa Civil, através do Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN-RJ), informou que, até a tarde de terça-feira, não recebeu alertas de sismos significativos para o território fluminense dos órgãos federais de monitoramento responsáveis pelo gerenciamento e processamento das informações e distribuição de alertas.

 

O Estado do Rio de Janeiro está localizado a grandes distâncias de regiões tectonicamente ativas, ou seja, zonas de convergência (colisão) de placas tectônicas que acumulam energia suficiente para provocar tremores significativos.

 

Apesar disso, falhas geológicas presentes em rochas profundas podem ter seu movimento ocasionalmente reativado por processos de acomodação de tensões internas, produzindo, no caso do Rio de Janeiro, pequenos tremores de baixa magnitude, que não são perceptíveis à superfície e não geram registros de impacto à população.

 

De acordo com a Defesa Civil Municipal de São Gonçalo não houve danos relatados.As equipes de geologia do CEMADEN-RJ seguem monitorando e, em caso de alterações nas condições, alertas serão enviados.

 

Comentários


bottom of page