Rio de Janeiro, 30/6/2023
Por Redação GBNEWS
Arte: PMT
A Ouvidoria Geral e a Secretaria M. de Educação acabam de lançar o programa ‘Ouvidoria Mirim’. De caráter educativo, a ação conta com a participação de alunos da Rede Municipal, do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A iniciativa tem como objetivo principal incentivar os jovens do município para que estejam empenhados em conhecer as demandas e necessidades da população, formando cidadãos conscientes da importância da participação ativa nas questões de suas escolas, bairros e da cidade em geral.
O Ouvidor Municipal, Leonardo de Araújo Manso Filho, enfatizou sobre as etapas do projeto, que inclui a eleição para escolha do ouvidor mirim daquela comunidade escolar e bairro.
“O programa possibilita que as crianças participem de um processo eleitoral nas escolas, o que é muito importante para a formação delas. Além disso, eles passam a entender que há um canal oficial para fazerem suas solicitações, que é a Ouvidoria”, pontuou Leonardo, enfatizando que, na Ouvidoria, os ouvidores mirins serão acompanhados por um coordenador e terão um sistema eletrônico destacado para que possam registrar as suas solicitações.
A Ouvidoria é o setor responsável por receber, analisar e responder aos elogios, solicitações, denúncias, reclamações, sugestões e pedidos de informações sobre os serviços públicos. O Ouvidor Mirim terá a responsabilidade de receber as solicitações e repassar para a Ouvidoria Geral as demandas no Sistema Eletrônico Municipal (eOuve). Essas demandas serão encaminhadas para as secretarias municipais responsáveis.
Entre os atributos que devem estar presentes no exercício diário de um ouvidor mirim estão tolerância, saber ouvir, sintonia, imparcialidade e legitimidade. Os ouvidores mirins serão eleitos por votação nas unidades escolares e terão mandato de um ano, tendo a responsabilidade de apurar demandas oriundas dos cidadãos, ganharão certificados e crachás de identificação. O ouvidor mirim também vai ter a oportunidade de ser prefeito mirim por um dia, trabalhando com o prefeito Vinicius Claussen no gabinete e vendo de perto como se administra um município.
Canais de Atendimento
A Ouvidoria Geral do Município funciona na Av. Lúcio Meira, 375, sala 105, no Centro Administrativo Municipal Manoel Machado de Freitas, na Várzea. O atendimento acontece de segunda a sexta, das 9h às 18h.
Qualquer pessoa pode acessar o Sistema Eletrônico Municipal da Prefeitura (eOuve) por meio do site – www.teresopolis.rj.gov.br –. Você também pode baixar um aplicativo em seu smartphone, podendo fazer sua solicitação 24h, todos os dias da semana. Outros canais são o atendimento presencial na sede da Ouvidoria Geral. Os telefones são 162, (21) 2742-5074, (21) 2742-8761 e (21) 98126-4038 (WhatsApp) e o e-mail ouvidoria@teresopolis.rj.gov.br.
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