top of page

São Gonçalo recebe operação da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Alerj

Rio de Janeiro, 24/01/2022

Por Redação GBNEWS

Fotos: CDMA

A Operação Alerta Verão chega a São Gonçalo nessa terça-feira (25). A ação, realizada pela Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Alerj (CDMA), visa contribuir para evitar riscos de enchentes e alagamentos em regiões que costumam sofrer com as fortes chuvas nesta época do ano.

A partir das 9h30, técnicos da CDMA estarão na Praça Leonor Corrêa, no bairro da Trindade, orientando a população a respeito de hábitos que ajudam a evitar problemas causados pelas fortes chuvas. Os moradores também poderão fazer denúncias sobre possíveis falhas nos serviços de responsabilidade do Poder Público, como coleta de lixo, desassoreamento de bueiros, rios e canais, para que as questões sejam solucionadas antes da chegada das chuvas.

Presidente da CDMA, o deputado Gustavo Schmidt (PSL) lembra que a prevenção de enchentes e alagamentos é uma via de mão dupla, na qual o Estado e a população cumprem papéis importantes.

“É obrigação do Poder Público realizar serviços regulares de coleta de lixo, desassoreamento de rios, desobstrução de bueiros e outros que contribuem para o bom escoamento das águas pluviais, especialmente, na época de chuvas”, lembra Gustavo Schmidt. “Mas a população também precisa fazer a sua parte, descartando seu lixo corretamente e adotando atitudes que não contribuam para a ocorrência de enchentes e alagamentos, inclusive, denunciando irregularidades”.

Durante as ações do Alerta Verão, os técnicos da CDMA também atuam de forma didática, distribuindo material informativo e explicando aos moradores como e por que as enchentes e alagamentos ocorrem, orientando sobre as melhores formas de agir em situações de emergência.

A Operação Alerta Verão irá visitar diversas regiões do Estado do Rio, em especial aquelas que, tradicionalmente, apresentam problemas ligados a enchentes e alagamentos. Em dezembro, a ação aconteceu na comunidade Proença Rosa, em Honório Gurgel, na Zona Norte do Rio.

“Nossa primeira experiência, em Honório Gurgel, foi bastante positiva. A população recebeu muito bem as orientações de nossos técnicos e também pode se manifestar a respeito das carências da região, especialmente em relação à prestação de serviços públicos. Tenho certeza de que, em São Gonçalo, não será diferente”, observa Gustavo Schmidt.


bottom of page