São Gonçalo ganha mais um batalhão da Polícia Militar
- Redação GBNews

- 10 de dez. de 2025
- 2 min de leitura
Rio de Janeiro, 10/12/2025
Por Redação GBNEWS
Fotos: Renan Otto

Um sonho que se torna realidade. Essa é a frase que descreve a inauguração do 1° Batalhão de São Gonçalo, antiga reivindicação do prefeito Capitão Nelson (PL), localizado na Venda da Cruz. A cidade, que já conta com o 7º BPM, no Alcântara, agora recebe um reforço para o patrulhamento da cidade por áreas. O novo batalhão, que terá o tenente-coronel Carlos Eduardo da Silveira Monteiro como comandante, possui um Centro de Comando e Controle com câmeras que irão ajudar no patrulhamento da cidade.
O 1° BPM funcionará com um efetivo formado por duas companhias do 7° BPM e mais 500 novos recrutas, cobrindo a área da 72ª DP (Mutuá) e 73ª DP (Neves); já o 7° BPM seguirá no Alcântara, cobrindo as áreas da 74ª DP (Alcântara) e 75ª DP (Rio do Ouro). A nova unidade terá ainda mais de 50 viaturas, motocicletas e um veículo blindado.

O evento de entrega do novo BPM aconteceu nesta terça-feira (9) e contou com a presença do governador Cláudio Castro (PL); do prefeito Capitão Nelson; do coronel Marcelo de Menezes Nogueira, secretário de Estado da Polícia Militar; do secretário de Estado das Cidades, Douglas Ruas; do vice-prefeito de São Gonçalo, João Ventura; do deputado federal Altineu Côrtes; e do subsecretário de Relações Institucionais da Secretaria de Estado das Cidades, Fábio Araújo; além de outras autoridades políticas, militares e convidados.
O novo batalhão em São Gonçalo é literalmente um sonho que se tornou realidade para o prefeito Capitão Nelson, que pensava na ideia ainda quando estava na Polícia Militar, atuando na cidade de São Gonçalo. Desde 2005, quando iniciou a carreira política como vereador, ele sempre reivindicou a instalação de um segundo batalhão na cidade para fortalecer o trabalho que já era feito pela Polícia Militar.
“Quando o 11° BPM saiu daqui de Neves, em 1985, eu comandava uma guarnição do Patrulhamento Tático Motorizado (Patamo) no 7° BPM e ali entendi que só um batalhão não tinha condições de cuidar dos 93 bairros da cidade. Quando me tornei vereador, comecei a mobilização para um novo batalhão. E agora, graças ao governador Cláudio Castro, estou vendo esse novo batalhão em São Gonçalo e nossa população ter mais dignidade, com uma série de obras jamais vistas, como as intervenções de infraestrutura do Bom Retiro, Eliane, Iêda, Santa Izabel, o Parque RJ que vamos inaugurar no próximo mês e o MUVI, que é o maior corredor viário da nossa cidade”, disse o prefeito Capitão Nelson.

O governador Cláudio Castro também destacou a parceria entre a Prefeitura e o Estado para a realização de importantes obras em São Gonçalo.
“Me lembro quando o Capitão Nelson virou deputado estadual e já falava que em São Gonçalo havia muita coisa a ser feita, mas que deveríamos começar pela segurança pública. Tinha a questão do antigo Piscinão, das obras do Centro, do viaduto do Jardim Catarina, solicitações que hoje são realidade, mas o Capitão sempre se preocupou com a segurança pública. E Deus nos deu a graça de construir uma nova história, com investimento e atenção às pessoas. Agora, inauguramos mais esse sonho: o novo batalhão”, disse o governador.



Comentários