Seminário do Projeto Grael reúne mais de 180 participantes em Niterói
- Gilson da Gama Barcellos

- 26 de jul.
- 2 min de leitura
Rio de Janeiro, 26/7/2025
Por Redação GBNWS
Fotos: Daniella Brasalotto

Com foco na educação, inclusão social e preservação ambiental, o V Seminário Barcos como Instrumento de Educação chegou ao fim nesta sexta-feira (25), após uma intensa programação de cinco dias na sede do Projeto Grael, em Niterói. O evento reuniu mais de 180 participantes ao longo de toda a programação, entre educadores, estudantes, gestores de projetos sociais e representantes de instituições e atletas.
O V Seminário conta com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental através da Lei de Incentivo ao Esporte da Secretaria de Esporte do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
O último dia do seminário foi marcado por momentos de inspiração e troca de experiências. Pela manhã, a treinadora Martha Rocha — responsável pela preparação das campeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze — participou de uma conversa ao lado da velejadora e professora Maria Hackerott. A tarde contou com oficinas práticas e rodas de conversa com Jane Moura do Empodera, abordando o tema “Estratégias para incentivar mulheres no esporte, espaços acolhedores", encerrando a programação.

“Foi extremamente gratificante e prazeroso poder contribuir de alguma forma para o esporte e formação de profissionais durante o Seminário. Iniciativas assim são fundamentais para um esporte mais equilibrado; igualitário e transformador. Espero que o Seminário continue sendo uma ferramenta de ensino e reciclagem para a comunidade da vela”, contou a treinadora Martha Rocha.
Durante os cinco dias de evento, os participantes puderam acompanhar palestras com especialistas nas áreas de esporte, educação, sustentabilidade e inovação. A programação incluiu assunto sobre o uso de embarcações como ferramenta pedagógica, atividades práticas com os educadores do Projeto Grael e discussões sobre o papel da mulher no esporte.

Entre os destaques estava a participação de Vinicius Brasil, referência em educação pedagógica no esporte e gestão de programas esportivos, além da apresentação da equipe ambiental do Projeto Grael sobre elaboração de atividades lúdicas como forma de aprendizado.
“Esse é o segundo seminário de que participo. O primeiro já foi muito bom, mas este superou todas as expectativas. A organização, a troca entre os participantes, tudo foi incrível. Me senti como uma criança, um aluno novamente. Saio daqui motivado a envolver mais pessoas nesse projeto e nesse evento. Foi um dia fantástico e muito gratificante. Só vindo para sentir a energia que vivemos aqui.” — Gilmar Marques, instrutor de windsurf.
O seminário reafirmou a proposta de fortalecer a articulação entre iniciativas que utilizam os barcos como instrumento de transformação social, promovendo o intercâmbio de metodologias, saberes e boas práticas.
Com entrada gratuita e aberto ao público, o evento demonstrou, mais uma vez, a potência da união entre esporte, educação e meio ambiente como caminho para a construção de um futuro mais justo e sustentável.


Comentários