Roda de samba mensal ocupa Niterói com música, cultura popular e protagonismo feminino
- Gilson da Gama Barcellos

- 26 de jun.
- 2 min de leitura
Rio de Janeiro, 26/6/2025
Por Redação GBNEWS
Fotos: Divulgação

No próximo sábado (28), a Praça Adelino Magalhães, no bairro Gragoatá, em Niterói, será ocupada por uma nova programação cultural gratuita, a roda de samba mensal do projeto Mulher na Roda de Samba. A atividade inicia às 10h com a prática coletiva do “Choro das Minas” –voltada a estudantes e músicos de todas as idades e gêneros. É só levar seu instrumento e participar dessa grande roda de choro. A partir das 14h, começa a tradicional roda de samba da Oficina das Minas, reunindo alunas, professoras e convidadas especiais até o final do dia.
O evento será realizado sempre no último sábado de cada mês. Estão convidados alunos das escolas de música da cidade, como o Projeto Aprendiz, Conservatório de Música, Orquestra da Grota e também músicos autodidatas. A roda de semba mensal é promovida pelo coletivo Mulheres no Samba de Niterói e pela Oficina das Minas, o evento todo terá nove horas de atividades com foco em música, cultura popular e economia criativa.

Durante toda a programação, o público poderá visitar a feira de mulheres empreendedoras com estandes de moda, gastronomia, artesanato, drinks e chope artesanal. A feira permanece aberta à participação de novas expositoras interessadas em fortalecer a economia local e criativa da cidade.
O projeto “Mulheres na Roda de Samba” conta com fomento do Governo Federal e do Ministério da Cultura através da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural. É uma realização do Campus Avançado, da Csiston Produção Integrada e Rizoma Produção Integrada, com assessoria de produção da Realize Cultura.
Serviço:

“Roda de Samba Mensal de Niterói”
Evento gratuito
Data: 28 de junho de 2025, sábado
Horário: das 10h às 19h
Local: Praça Adelino Magalhães – Gragoatá, Niterói
Programação: vivência de choro, roda de samba, feira de mulheres empreendedoras


Comentários