top of page

Rio tem nove praias com a Bandeira Azul na temporada 2024/2025

Rio de Janeiro, 08/10/2024

Por Redação GBNEWS

Foto: Divulgação

O Brasil atingiu um novo marco no Programa Bandeira Azul, com a aprovação de 49 locais — 38 praias e 11 marinas — para a temporada 2024/2025, consolidando-se como líder sul-americano em certificações ambientais para destinos costeiros. O anúncio foi feito pelo Júri Internacional, que destacou locais em seis estados do país, reconhecidos pelo compromisso com a preservação ambiental e o turismo sustentável. A praia do Peró, única de Cabo Frio com a bandeira Azul e pioneira no interior fluminense, vai hastear a nova bandeira no início de dezembro.

 

O Estado do Rio terá nove praias com a Bandeira Azul renovada: Peró (Cabo Frio), muito procurada por petropolitanos; Forno e Azeda (Búzios); Ubás (Iguaba Grande); Sossego (Niterói); Reserva e Prainha (Rio de Janeiro); Sapeatiba (São Pedro da Aldeia); e, Itaúna (Saquarema). Na primeira temporada (piloto), Tucuns (Búzios); Laguna de Caiçaras (Arraial do Cabo) e Grumari (Rio.

 

“Breve vamos iniciar a reforma da orla para o hasteamento da Bandeira Azul. Serão refeitos os canteiros e reformados os pomares que formam o circuito de ipomeas (plantas fixadoras de restinga)” disse a coordenadora do projeto Bandeira Azul no Peró, Luísa Reith, acrescentando que a Bandeira Azul da nova temporada será hasteada provavelmente no início de dezembro.

 

A Bandeira Azul é uma das premiações mais renomadas para áreas costeiras no mundo, e avalia critérios rigorosos que incluem qualidade da água, gestão ambiental e infraestrutura turística. O reconhecimento internacional reforça o papel do Brasil como uma referência em sustentabilidade e turismo responsável, ao mesmo tempo em que promove suas belezas naturais para um público cada vez mais consciente.

 

Os estados contemplados incluem São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Bahia, Alagoas e Ceará, com destinos que atendem aos 34 critérios estabelecidos pela Foundation for Environmental Education (FEE). Na temporada passada, 42 locais foram premiados. O aumento nas aprovações este ano reflete o esforço coordenado entre governos, setor privado e sociedade em proteger o meio ambiente e conscientizar sobre a importância de manter praias e marinas limpas e bem geridas.

 

Leana Bernardi, coordenadora nacional do Programa Bandeira Azul no Brasil, representado pela OSCIP Instituto Ambientes em Rede (IAR), destacou a importância da premiação: “A Bandeira Azul é mais do que uma chancela de qualidade; é um reconhecimento de que nossos destinos estão em sintonia com as melhores práticas internacionais de sustentabilidade. Além de atrair turistas engajados com o meio ambiente, a premiação promove o desenvolvimento econômico local, gerando emprego e renda”.

Comments


bottom of page