Rio de Janeiro, 06/12/2022
Por Redação GBNEWS
Foto: Divulgação
![](https://static.wixstatic.com/media/607f2d_18634895514540799c27f123eec95095~mv2.jpeg/v1/fill/w_144,h_133,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/607f2d_18634895514540799c27f123eec95095~mv2.jpeg)
Roberta Werner, diretora-executiva do Rio CVB
Renomados hotéis, alta gastronomia e experiências diferenciadas e exclusivas são alguns dos elementos que fazem do Rio de Janeiro um destino atrativo para o turismo de luxo. A modalidade apresentou rápida expansão com a retomada de viagens, segundo o Anuário da Associação Brasileira de Viagens de Luxo 2022. A pesquisa aponta faturamento de R$ 1,8 bilhão em 2021, crescimento de 50% se comparado a 2019, ano anterior à pandemia. De olho nesse nicho, o Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB/Visit.Rio) participa até quinta-feira (8) do International Luxury Travel Market (ILTM), em Cannes, encontro que reúne tendências e novidades para o segmento.
A edição europeia da feira, que acontece anualmente na Riviera Francesa, é considerada a principal das seis exposições promovidas pela ILTM para viagens de alto padrão. Para sua participação nos quatro dias de evento, o Rio CVB tem uma série de encontros pré-agendados com clientes desse setor. O intuito é atrair eventos para a cidade e fomentar o destino, promovendo datas importantes como o Réveillon e o Carnaval. A presença da fundação marca a última atividade oficial em feiras internacionais neste ano.
"O ano de 2022 marcou a estreia oficial de nossa atuação nesse mercado. Participamos da ILTM Norte America e agora em Cannes, que nos aproxima do mercado europeu, que é estratégico para exploração desse nicho. Nosso objetivo é sair desse encontro com uma sólida rede de networking que vai nos dar suporte para tocar os projetos no próximo ano" destacou Roberta Werner, diretora-executiva do Rio CVB.
O Rio CVB pretende ainda aproveitar o evento para ampliar a rede de contatos com o setor de produções cinematográficas. Em outubro, a fundação fechou parceria com a Rio Filme com o objetivo de atrair filmes e séries tendo o Rio de Janeiro como cenário.
"A cidade francesa é conhecida por ser a capital do cinema, e o evento também reúne empresas desse segmento. Além disso, o Rio CVB possui parceiros que intermediam essas produções, então avaliamos como uma ótima oportunidade para explorar esse setor também", disse Roberta.
![](https://static.wixstatic.com/media/607f2d_8fea59583bcf424ebcec107227e82086~mv2.png/v1/fill/w_49,h_49,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/607f2d_8fea59583bcf424ebcec107227e82086~mv2.png)
![](https://static.wixstatic.com/media/607f2d_cd9c01e8642f4c98b0b2a6a800ec8bb9~mv2.jpg/v1/fill/w_147,h_26,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/607f2d_cd9c01e8642f4c98b0b2a6a800ec8bb9~mv2.jpg)