Rio de Janeiro, 08/11/2021
Por Redação GBNEWS
Foto: Divulgação
Com 5.293 votos (53,14% dos válidos), o candidato Bernard Tavares (Republicanos) tornou-se o novo prefeito do município de Carapebus, no Norte Fluminense. A totalização do resultado da eleição suplementar deste domingo (7) foi concluída às 18h10. O mandato da chapa formada por ele e o vice-prefeito Marcelo Borges Martins, o Borginho, vai até o dia 31 de dezembro de 2024.
Leandro Esteves, o Dandinho (Avante), obteve 4.620 votos (46,39%) e ficou em segundo lugar. A diplomação dos eleitos está prevista para o próximo dia 29.
Transmitida ao vivo no canal oficial do TRE-RJ no YouTube, a Auditoria de Funcionamento em Condições Normais de Uso (teste de integridade) foi realizada na sede do Tribunal. O presidente do TRE-RJ, desembargador Cláudio dell'Orto, acompanhou o encerramento da auditoria e fez, pessoalmente, a conferência dos resultados, após a emissão do boletim de urna. "Aqui estão os documentos que, uma vez comparados, demonstram não haver desvios de votos na eleição", explicou. "Fruto da inteligência dos servidores da Justiça Eleitoral, o processo eletrônico de votação é totalmente seguro e confiável", concluiu o presidente.
Eleições tranquilas
Ao longo do domingo, apenas duas ocorrências mobilizaram a fiscalização do TRE-RJ. Duas pessoas foram detidas, a primeira por boca de urna e a outra por suspeita de compra de votos. Foram contabilizados 96 votos em branco e 208 nulos nas eleições. Nenhuma das 35 urnas eletrônicas utilizadas nos seis locais de votação do município precisou ser substituída. Um total de 2.356 eleitores deixaram de comparecer, abstenção que representa 18,67% do eleitorado apto a votar.
Quem não pôde votar nem fazer a justificativa neste domingo (7) tem até 60 dias para justificar a ausência nas urnas. Essa justificativa pode ser feita pela internet, no site do TRE-RJ, ou pelo aplicativo E-Título, que pode ser baixado nas plataformas "Google Play" e "App Store".
Comments