top of page

Reitor da Universidade do Carnaval de Maricá, Milton Cunha, visita equipamentos de cultura da cidade

  • Foto do escritor: Gilson da Gama Barcellos
    Gilson da Gama Barcellos
  • 12 de ago.
  • 2 min de leitura

Rio de Janeiro, 12/8/2025

Por Redação GBNEWS

Fotos? Thamyris Melo

ree

O reitor da Universidade do Carnaval de Maricá, Milton Cunha, visitou equipamentos culturais da cidade nesta segunda-feira (11). O carnavalesco visitou a Casa das Artes Carnavalescas, o Centro de Artes e Esportes Unificados, a Casa das Utopias e a Biblioteca Pública Municipal Leonor Leite Bastos de Souza. A visita técnica terminou no Estúdio Público Glauber Rocha, espaço anexo ao Cine Henfil, que será inaugurado em breve.

 

 "Depois de tudo isso, o que posso dizer? Apenas que aos outros sobrou o papel de invejar Maricá. Há um imenso projeto em andamento para esta cidade", disse Milton Cunha.

ree

 Ainda na Casa das Artes Carnavalescas, em São José de Imbassaí, Milton Cunha viu o trabalho de formação de aderecistas e falou para uma turma de oficina de turbantes, valorizando o traje ancestral.

 

"Antes da coroa dos europeus virar um padrão de realeza, eram o cocar e o turbante que mostravam a nobreza das pessoas. Resgatar isso é muito importante. A casa oferece cursos rápidos que já preparam para o mercado. Isso é muito bom", disse Milton aos alunos.  

 

Participação popular

ree

No Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), Milton conheceu cursos e oficinas, entre eles de audiovisual, pintura e balé. No espaço, já buscou integrar alunos e equipes à sua missão mais urgente: criar a Parada de Natal de Maricá para este ano.

 

"Eu quero incluir as pessoas de Maricá na parada. Não quero pessoas de fora. Então já convido as turmas de balé. Também fiz a proposta para a turma de audiovisual de fazer um documentário sobre o trabalho de concepção e realização da Parada de Natal", explicou.

 

Cidade do bem-viver

 

Milton Cunha conferiu na Casa das Utopias, no Centro da cidade, as maquetes de projetos que serão construídos na cidade, como o Museu de Arte de Maricá, o Mergulhão de Inoã, a Curva Di Branco e outros. O espaço funciona de quarta-feira a sábado, das 10h30 às 18h30, e fica de frente para a Praça Orlando Barros Pimentel.

 

Na saída, registrou no livro de visitas o seu recado:

 

"O futuro utópico passa pelo sonho do gestor público em empreender a melhoria de vida dos seus. Aqui tem beleza, desenvolvimento, enfim um projeto de bem-viver e prosperidade social. Aos críticos, a escuridão da plateia. Viva a Utópica Maricá. Sonhe, Quaquá, sonhe!"

 

Na estante

ree

Durante a visita à Biblioteca Pública Municipal Leonor Leite Bastos de Souza, Milton fez questão de deixar um de seus livros, intitulado "Carnaval é cultura: poética e técnica no fazer escola de samba". O livro será incorporado ao acervo para consulta local.

 

O itinerário acabou no novo Estúdio Público Glauber Rocha, que está sendo finalizado e será entregue em breve. O equipamento, que conta com estrutura de iluminação e gravação fica anexo ao Cine Henfil, no Centro.

ree

Comments


bottom of page