top of page

Quaquá coloca o bloco de Horta na rua: carnaval de exonerações em Maricá

  • Foto do escritor: Redação GBNews
    Redação GBNews
  • há 2 dias
  • 2 min de leitura

Rio de Janeiro, 06/02/2026

Por Gilson Barcellos

O racha no Partido dos Trabalhadores (PT) em Maricá está visível e não vê quem não quer. O prefeito da cidade bilionária graças aos royalties do petróleo, Washington Quaquá, também vice-presidente nacional do PT, desde o último dia 04 (quarta-feira), vem exonerando todos os funcionários com cargo em comissão nomeados pelo antecessor Fabiano Horta (PT) que administrou a cidade por 8 anos. O número de exonerados com publicação no Jornal Oficial de Maricá (JOM) pode passar de 100, inclusive os do gabinete do vice-prefeito João Maurício, o Joãozinho (PT).

 

Antigos aliados, Quaquá rompeu com Fabiano Horta quando ele decidiu se candidatar a deputado federal em outubro próximo. Seria uma pedrinha na chuteira de Diego Quaquá, filho do prefeito, presidente regional do PT e pré-candidato a uma cadeira na Câmara Federal. Além disso, Quaquá também apoia o presidente da Codemar e ex-ministro Celso Pansera, que quer ser deputado federal. Três nomes de Maricá para o mesmo legislativo, é considerado demais numa cidade que tem pouco mais de 200 mil habitantes e cerca de 150 mil eleitores.

 

Nas redes sociais e em eventos oficiais, Quaquá diz que herdou do seu antecessor (Fabiano Horta) um rombo nas contas públicas que chegam em torno de R$ 400 milhões. Além disso, o prefeito lembra que seu filho, que era vice-prefeito de Horta, ficou na geladeira sem poder desenvolver projetos para o desenvolvimento da cidade, gerando renda e empregos.

 

O gabinete do vice-prefeito Joãozinho não tem mais funcionários. Cerca de 20 foram demitidos. Joãozinho era o nome forte da administração Horta, tendo ocupado a Secretaria de Governo e foi presidente do PT regional alçado por Quaquá.

 

Outro nome forte da administração de Fabiano Horta é o do deputado estadual Renato Machado (PT), que foi secretário de governo e presidente da SOMAR, autarquia responsável por todas as obras da cidade. Os dois estão rompidos e o parlamentar está agora do lado de Quaquá.

 

Fabiano Horta foi vereador, presidente da Câmara Municipal, deputado federal e prefeito por dois mandatos. Sobre esse racha, diz que só vai se manifestar após o carnaval.

Comentários


Logo GB News VERMELHO BRANCO.png
  • Instagram
  • Facebook

Copyright @2026 GB NEWS | Desenvolvido por Beatriz Aguiar

bottom of page