top of page

Projeto Recicla Niterói que trata do desenvolvimento sustentável é destaque no Rio Innovation Week

  • Foto do escritor: Gilson da Gama Barcellos
    Gilson da Gama Barcellos
  • 13 de ago.
  • 2 min de leitura

Rio de Janeiro, 13/8/2025

Por Redação GBNEWS

Foto: Cláudio Fernandes

ree

A Prefeitura de Niterói está participando da Rio Innovation Week, maior conferência global de tecnologia e inovação, no Píer Mauá. A Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) levou para o evento sua expertise com o trabalho desenvolvido na cidade e apresentou projetos de modernização da gestão pública, desenvolvimento sustentável e inclusão digital nas comunidades. 

 

O presidente da Clin, Acílio Borges, apresentou o painel “Economia Circular e Gestão Inteligente de Resíduos”. Ele falou sobre sustentabilidade e o projeto “Recicla Niterói”, que conta com contentores de mil litros para acondicionar resíduos recicláveis, evitando que sacos sejam rasgados e o lixo espalhado pelas ruas. 

 

“Na companhia, continuamos inovando com o objetivo de diversificar as modalidades de coleta seletiva. Assim, conseguimos alcançar mais pessoas que entendam a importância da reciclagem. Esta conferência é fundamental. Pude apresentar o trabalho desenvolvido pela empresa, como as modalidades de coleta, como porta a porta, moloks, pontos de entrega voluntária, além do programa Recicla Niterói, inovador e que abraça a causa mais social. Além de ser sustentável, proporciona a dignidade e a segurança no trabalho dos catadores cooperativados. A inovação é o futuro e a sustentabilidade garante que tenhamos futuro”, destacou Borges.

 

A iniciativa promove a inclusão social, qualificando ainda mais o serviço de coleta seletiva na cidade e capacitando os catadores, tornando-os cooperativados. Para isso, a companhia contou com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária (SMASES) que fez um cadastro com pessoas em situação de rua que tinham o perfil do projeto. O programa acontece, a princípio, no bairro de Icaraí, o mais populoso da cidade, nas ruas Paulo Gustavo e Tavares de Macedo. A coleta seletiva acontece em toda a cidade de Niterói, pioneira neste tipo de serviço, iniciado em 1991.

 

Comentários


bottom of page