Projeto MARAEY abre 2300 vagas em cursos gratuitos de qualificação em Maricá
- Gilson da Gama Barcellos

- 15 de out.
- 2 min de leitura
Rio de Janeiro, 15/10/2025
Por Redação GBNEWS

Complexo turístico de luxo será construído na Restinga de Maricá
A Prefeitura de Maricá, em parceria com MARAEY, Sistema Firjan/SENAI e ONU Turismo, anunciou nesta terça-feira (14) o lançamento de dois projetos de capacitação profissional que vão oferecer 2.300 vagas voltadas para os setores de construção civil e hospitalidade de alto padrão. O objetivo é qualificar profissionais para atuarem no desenvolvimento do complexo turístico, que vai gerar aproximadamente 9 mil empregos diretos na construção e 4.500 na operação.
Serão duas frentes iniciais de capacitação. A primeira, voltada para a construção civil, desenvolvida com apoio técnico, pedagógico, logístico e financeiro da Prefeitura de Maricá e do Sistema Firjan/SENAI. Os cursos terão duração de quatro meses a dois anos e incluirão formações como mestre de obras, técnico em edificações, almoxarife, assistente administrativo e secretariado. Todos os cursos garantirão certificados ou diplomas com validade nacional.
A segunda será dedicada ao setor de hospitalidade e contará com a chancela da Ecole Hôtelière de Lausanne (EHL), instituição suíça reconhecida como a melhor do mundo na área. Os cursos terão duração de seis a dezoito meses e contemplarão cinco áreas: culinária, alimentos e bebidas, acomodação, administração e atendimento ao cliente. As aulas serão presenciais, com metodologia interativa e instrutores treinados pela EHL.
Nos próximos dias será anunciado como os candidatos poderão se inscrever nos cursos de qualificação.MARAEY Hospitality Business School
Além dos cursos profissionalizantes, o projeto inclui a criação da MARAEY Hospitality Business School - um campus universitário com capacidade para 700 alunos de diferentes nacionalidades. A instituição oferecerá bacharelados, MBAs e cursos técnicos nas áreas de hospitalidade, gastronomia e negócios.Sobre MARAEY
MARAEY é o empreendimento turístico-residencial mais inovador do Brasil. Localizado NA Restinga de Maricá, o projeto preserva 81% de sua área total de 840 hectares e vai abrigar a segunda maior Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) de restinga do Estado do Rio.
Ao longo dos seus primeiros 14 anos, MARAEY estima gerar mais de 56 mil empregos diretos e indiretos, com investimentos de R$ 11 bilhões e arrecadação de R$ 7,2 bilhões em impostos, promovendo o desenvolvimento econômico sustentável e a inclusão social.
Segundo o prefeito Washington Quaquá (PT) e o CEO de MARAEY, Emilio Izquierdo, a previsão é de que a construção do empreendimento tem há início no mês que vem, novembro.



Comentários