top of page

Profissionais de saúde do estado estão preparados para atender foliões no Carnaval

  • há 2 dias
  • 2 min de leitura

Rio de Janeiro, 13/02/2026

Por Redação GBNEWS

Fotos: Divulgação

Os profissionais dos quatro grandes hospitais de emergência do estado: Getúlio Vargas, Alberto Torres, Azevedo Lima e Carlos Chagas, assim como as 27 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e o SAMU 192 da capital estão preparados para atender as demandas durante o período de Carnaval. 

 

Esse grupo multiprofissional passa por constantes treinamentos realizados pelo Núcleo de Educação Permanente (NPE), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), de forma rotineira. Por isso, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem estão habituados aos grandes eventos do calendário do Rio de Janeiro e aptos a atuar, quando necessário.


“As unidades já estão habituadas com este padrão de atendimento porque passam por capacitação constante feita pelo NPE e já incorporaram essa rotina no seu dia a dia, além de contar com apoio do SAMU que atua na capital”, destaca o coordenador das Unidades de Pronto Atendimento do estado, Vinícius Pacheco.

 

Serviço Móvel de Urgência conta com frota de 150 veículos

O suporte à população conta ainda com o SAMU 192, único do estado operado pela SES-RJ na capital. O serviço funciona 24 horas por dia e possui uma frota ativa de 73 ambulâncias, incluindo duas de suporte de desastres, 45 dedicadas ao Transporte Inter-Hospitalar (TIH) — serviço de remoção de pacientes entre unidades de saúde para fins diagnósticos, terapêuticos ou de alta e 30 motolâncias. Totalizando 150 veículos que podem atuar a qualquer momento.

 

UPAs oferece pontos de hidratação


Para amenizar os efeitos do calor, a Secretaria de Estado de Saúde lançou, em março de 2025, a campanha “Saúde na Torneira”, com o objetivo de garantir o acesso à água. Todas as 27 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estaduais passaram a contar com bebedouros instalados nas áreas externas, facilitando o acesso da população do entorno e auxiliando na hidratação, especialmente durante o Carnaval. A iniciativa também alerta para a importância de manter-se bem hidratado, prevenindo problemas como desidratação, cansaço excessivo e outras condições agravadas pelo calor intenso.

 

Consumo excessivo de álcool e quedas são os principais atendimentos

No Getúlio Vargas, em 2024, no período de Carnaval, a unidade realizou 1.030 atendimentos e 4.197, em todo mês de fevereiro. Em 2025, foram 814 assistências nas festividades e 4.059, em fevereiro. No Hospital Alberto Torres, o Carnaval registrou 376 atendimentos, em 2024, e 426, em 2025. Em Niterói, no Azevedo Lima, a unidade registrou 921 acolhimentos e 896, respectivamente em 2024 e 2025. Já no Hospital Carlos Chagas, a unidade anotou 115 atendimentos em 2024 e 111, em 2025. A embriaguez, a contusão motivada por queda, dor aguda, dor lombar e suturas são os procedimentos mais comuns no Carnaval.

 

Logo GB News VERMELHO BRANCO.png
  • Instagram
  • Facebook

Copyright @2026 GB NEWS | Desenvolvido por Beatriz Aguiar

bottom of page