Prefeitura vai reforçar fiscalização e policiamento em Charitas após queixas de moradores
- há 1 dia
- 3 min de leitura
Rio de Janeiro, 11/02/2026
Ppor Redação GBNEWS
Fotos: Divulgação

A Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), vai intensificar a fiscalização de posturas para coibir a desordem na Praia de Charitas, especialmente durante o Carnaval e nos fins de semana. O anúncio foi feito pelo subchefe operacional da Seop, major David Ricardo Costa, durante reunião no Aeroclube de Charitas com síndicos do bairro e representantes de clubes de canoa havaiana.
No encontro, moradores relataram infrações recorrentes no calçadão e na faixa de areia, principalmente em dias de sol e maior movimento. A pedido da União de Síndicos de Charitas (USC), o major David se comprometeu a solicitar à NitTrans ações integradas para coibir motos com escapamentos barulhentos, sobretudo à noite, nas orlas de Charitas e São Francisco.
Também presente à reunião, o major Thiago Martins, coordenador do programa Segurança Presente, informou que o patrulhamento será intensificado nas ruas internas de Charitas. Representando o 12º BPM, o capitão Ramos, comandante da 4ª Cia, recebeu o pedido de reforço no policiamento ostensivo na orla, principalmente nas madrugadas e nos fins de semana dos dois bairros. O administrador regional dos bairros, Henrique Miranda, também participou do encontro e se colocou à disposição dos síndicos.
A Seop, o Niterói Presente e o 12º BPM foram convidados devido à preocupação dos moradores com a redução do efetivo policial em Charitas, que passou a registrar aumento no fluxo de pessoas e veículos após a inauguração do túnel Charitas-Cafubá e o início da tarifa reduzida nos catamarãs. A insegurança cresceu após um assalto com roubo de moto, ocorrido no dia 11 de janeiro, na Rua Armando Lopes.
— Para evitar o policiamento nas vias principais, motoqueiros suspeitos costumam utilizar a Rua Armando Lopes e outras ruas internas de Charitas e São Francisco. Já havíamos alertado o Segurança Presente e o 12º BPM. O que pedimos é a retomada das operações e patrulhamento em todo o bairro — afirmou o síndico Leonardo Fonte.

O major Thiago explicou que a estratégia atual prioriza operações nas vias de acesso aos bairros, justificando que Charitas e São Francisco apresentam baixos índices de criminalidade. Já o major David destacou que todas as ruas de Niterói são monitoradas por câmeras e orientou a população a utilizar o telefone 153, do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), para denunciar suspeitos e infrações. O Cisp atua de forma integrada com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal. A Seop é responsável pelo poder de polícia administrativa, fiscalização de posturas e coordenação da Guarda Civil Municipal.
— Os moradores de Charitas podem se sentir privilegiados por viverem em um dos bairros com os menores índices de criminalidade da cidade, próximos de zero — afirmou o major David.
Presidente da Associação das Canoas Havaianas e morador do bairro, Hélio Teixeira afirmou que vai incentivar os remadores a acionarem o Cisp para denunciar furtos que vêm ocorrendo durante a madrugada nas 15 bases da modalidade na praia. Ele admitiu que a maioria dos casos, incluindo arrombamentos de quiosques, não é registrada oficialmente.
Já Marinice Machado, do Centro Comunitário de São Francisco, informou que sugeriu ao comandante do 12º BPM, coronel Oliveira, a redução da área de atuação da 4ª Companhia, responsável por Charitas, São Francisco e outros bairros. Segundo ela, a atual abrangência compromete o número de viaturas e policiais disponíveis para as áreas mais movimentadas.— Nossa esperança é que esse quadro mude com a inauguração do batalhão de Maricá, que hoje também é atendida pelo efetivo do 12º BPM.
Vinícius Amorim destacou a união dos síndicos de Charitas e disse que novos encontros serão realizados com a NitTrans, Conservação a Seop e concessionárias de serviços públicos, em especial a Enel, pois os moradores reclamam de constantes dos cortes de energia elétrica.
-- É importante a união dos síndicos para fortalecer todas as nossas ações. Acreditamos na melhoria dos serviços a partir da reunião com os representantes da segurança pública – concluiu.


Comentários