Prefeito de Macaé é eleito presidente do Cidadania que apoia Paes ao governo do Estado
- Gilson da Gama Barcellos
- há 18 horas
- 3 min de leitura
Rio de Janeiro, 29/11/2025
Por Redação GBNEWS
Fotos: Divulgação

Militantes do Cidadania lotaram a Câmara Municipal do Rio
As galerias e o plenário da Câmara Municipal do Rio foram tomadas pelos militantes e lideranças políticas que participaram neste sábado (29), do Congresso Estadual do Cidadania. O evento reuniu nomes de peso, como o presidente nacional do partido, Comte Bittencourt, o presidente estadual e prefeito de Macaé, Welberth Rezende, e o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD).
“Este encontro representa a primeira eleição de Welberth Rezende a presidência estadual do partido e também estamos reafirmando nosso apoio a candidatura do pré-candidato Eduardo Paes ao governo do estado. É o compromisso do Cidadania com a democracia e o nosso fortalecimento para as eleições de 2026”, destacou Comte Bittencourt.

Comte Bittencourt reafirma o apoio do Cidadania à candidatura de Eduardo Paes à sucessão do governador Cláudio Castro (PL) em 2026
O prefeito Eduardo Paes chegou cedo no evento e enfatizou a importância do apoio do Cidadania a sua pré-candidatura. Paes ressaltou a admiração que tem pela conduta política de Comte Bittencourt, que foi seu vice na campanha a governador de 2018.
No plenário da Câmara, foi feita a abertura da solenidade que confirmou a recondução do prefeito de Macaé, Welberth Rezende, a presidência estadual do partido. A nova executiva, com mandato de quatro anos, terá a missão de montar as nominatas para a disputa de vagas na Alerj e na Câmara Federal em 2026.

Welberth Rezende er Comte Bittencourt no Congresso do Cidadania no Rio
"É uma satisfação ver o ciclo de congressos e ser conduzido à presidência estadual do partido por meio de uma eleição. Nosso partido é orgânico e respeita a autonomia das bases", disse Welberth Rezende.
A solenidade também reservou um momento muito especial com a homenagem feita a Roberto Percinoto, que foi integrante do extinto partido comunista, um dos fundadores do PPS e atualmente faz parte da direção do Cidadania. O deputado estadual, Luiz Paulo Correa da Rocha entregou a Percinoto a Medalha Tiradentes como forma de reconhecimento por toda sua luta pela conquista da democracia no Brasil e pela sua total dedicação a vida pública e política.
Percinoto agradeceu emocionado a homenagem e disse o quanto ainda é fundamental continuar a luta pela democracia.
O deputado federal, Alessandro Molon, ( PSB), que também foi convidado a participar do encontro, falou sobre a necessidade de uma Federação para as eleições de 2026. Molon, que é presidente estadual do PSB do Rio, declarou que esta aliança com o Cidadania poderá ser muito importante.
O vice-presidente estadual do Cidadania, ex- deputado, Nílton Salomão, ressaltou o quanto o partido está crescendo e fará diferença nas eleições do ano que vem.
O ex-deputado federal, Miro Teixeira, teve uma participação de peso no encontro e em seu discurso disse que a política precisa de um partido como o Cidadania, com coragem de buscar seu próprio caminho e efetivar reais mudanças para o Brasil, defendendo sempre a democracia e a justiça social.
A ex-deputada Georgete Vidor também esteve presente ao encontro e foi muito aplaudida por militantes. Também marcaram presença no Congresso, o vice-presidente estadual Jayme Muniz, prefeitos, vereadores, secretários municipais e a militância do partido.

Com a realização do Congresso Estadual, chega ao fim a temporada de encontros partidários do Cidadania deste ano. Ao longo de 2025, o partido cumpriu uma extensa agenda de congressos regionais. Nos últimos 4 meses, foram oito encontros, na capital, Niterói, Teresópolis, Resende, Iguaba Grande, Carapebus, Itaperuna e Duque de Caxias.
Além de Macaé, o Cidadania comanda as prefeituras de Carapebus, Iguaba Grande e Conceição de Macabu. Ao todo o partido conta com 44 vereadores, distribuídos pelos municípios do estado do Rio.

