top of page

Praia do Peró ganha novos bicicletários

  • Foto do escritor: Gilson da Gama Barcellos
    Gilson da Gama Barcellos
  • 6 de out. de 2022
  • 2 min de leitura

Rio de Janeiro, 06/10/2022

Por Redação GBNEWS

Fotos: Divulgação

ree

Antiga reivindicação da comunidade, a orla da Praia do Peró, em Cabo Frio, acaba de ganhar três paraciclos (bicicletários) de aço inox na área certificada com a Bandeira Azul – selo internacional de qualidade ambiental. Os novos equipamentos substituem os antigos, feitos com material e peças galvanizadas, que não resistiram à maresia.


Os três novos paraciclos ficam próximos ao mastro da Bandeira Azul, em frente ao Hotel Paradiso Peró e próximo ao posto do GMAR (salva-vidas). Os equipamentos estão ao longo da avenida principal da orla, onde é proibido o tráfego de carros e motocicletas. Só podem circular, em horário restrito, veículos de carga e descarga dos quiosques e dos moradores.

ree

Os bicicletários foram instalados pela Secretaria de Mobilidade de Cabo Frio, atendendo antiga reivindicação dos Amigos do Peró, entidade que luta pela preservação do meio ambiente na orla e seu entorno próximo. Segundo a arquiteta Anne Apicelo, os antigos bicicletários deixaram de cumprir sua função, estavam enferrujados e foram retirados. O projeto é levar os equipamentos para a Praça do Moinho assim que ela for restaurada, outra reivindicação antiga da comunidade.

ree

— Estamos priorizando a mobilidade ativa em nosso município. Os novos paraciclos são de aço inoxidável, material de primeira linha. As bicicletas não podem continuar sendo amarradas em postes, árvores e bancos – explicou.


Ciclista e frequentadora do Peró, onde pedala nos fins de semana, Andreia Maciel, a conhecida “Maria Chuteira” das transmissões esportivas da Rádio Globo, disse que os novos paraciclos vai estimular o ciclismo no Peró, que já é muito procurado por ciclistas que pedalam não somente nas ruas placas do bairro como também na praia, com 7,2 quilômetros de extensão. Ela defende, contudo, a demarcação de uma faixa de segurança (ciclofaixa) nos acesos ao Peró.


— Pedalar faz a minha vida mais leve. E pedalar no Peró é descobrir a cada dia um cantinho encantado. Para melhorar, precisamos de ciclovia e educação no trânsito – apelou.


Presidente da Associação Ciclística de Cabo Frio (ACCF), que tem 600 associados em todo o Estado do Rio, Márcio Camisa aplaudiu a colocação dos paraciclos no Peró e disse que fará uma visita ao bairro para avaliar melhor as necessidades dos ciclistas. A ACCF tem 26 anos e é a primeira entidade de ciclistas do Estado do Rio. A maioria dos associados mora na cidade, mas 100 integrantes residem em outros municípios.

ree

Comentários


bottom of page