Polícia desmobiliza 'curso' de desbloqueio de celulares roubados no Rio e em 10 estados
- Gilson da Gama Barcellos

- 17 de nov.
- 2 min de leitura
Rio de Janeiro, 17/11/2025
Por Redação GBNEWS

A Polícia Civil realizou, nesta segunda-feira (17), mais uma fase da "Operação Rastreio" contra um esquema nacional de desbloqueio e receptação qualificada de aparelhos celulares. Na ação, os agentes cumpriram 132 mandados de busca e apreensão em 11 estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Alagoas, Pernambuco, Maranhão, Piauí, Pará e Rondônia.
Ao todo, 30 suspeitos foram presos em flagrante e mais de 2.500 aparelhos apreendidos, além de componentes eletrônicos, cartões clonados, HDs e computadores. Durante as buscas, as equipes também recuperaram um veículo roubado e encontraram cerca de R$ 52 mil em espécie.
Os alvos são clientes ativos e recorrentes de um criminoso apontado como referência em desbloqueio de celulares, preso na primeira fase da operação. Ele realizava os serviços de forma online e ministrava cursos à distância, ensinando a efetuar os procedimentos. Além disso, as pessoas também enviavam aparelhos roubados para serem desbloqueados.
Segundo investigações da Delegacia de Repressão a Crimes Contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM), parte dos alvos visava o desbloqueio dos aparelhos para acessar dados sensíveis das vítimas, em especial para abertura ilegal de contas bancarias e acesso a aplicativos de bancos, para contrair empréstimos fraudulentos e subtrair valores das contas.
Em coletiva de imprensa no Palácio Guanabara, o governador Cláudio Castro (PL) reforçou a importância da operação.
"A Operação Rastreio evidencia o compromisso do Governo do Estado não somente para estabelecer a ordem, mas também para garantir que a população não se sinta vulnerável. O celular, hoje, é considerado um dos bens mais valiosos, pois contém nossos dados e informações pessoais. Continuaremos ampliando essa iniciativa, com estratégia e tecnologia, para cortar o mal pela raiz e fortalecer as ações de combate direto ao crime organizado", disse Castro.

Considerada a maior iniciativa do governo do Rio para combater o roubo e a revenda ilegal de celulares, a iniciativa já permitiu recuperar mais de 10 mil aparelhos. Sendo 2.800 devolvidos aos donos. Desde o início, mais de 700 pessoas foram presas por envolvimento nesses crimes, entre assaltos, furtos e receptação.


Comentários