top of page

Peró ganha estação para monitoramento fotográfico

Rio de Janeiro, 18/3/2021

Por Paulo Roberto Araújo

Com a participação de moradores, veranistas e turistas, a Praia do Peró, em Cabo Frio, já conta com monitoramento coletivo. Única praia do interior fluminense com a Bandeira Azul, o Peró acaba de ganhar uma estação CoastSnap, instalada no Morro do Vigia. O projeto consiste na produção de fotografias feitas por qualquer pessoa interessada a partir de uma câmera de smartphone. A imagem é repassada para os pesquisadores através de plataformas de mídias digitais (crowd-sourced fotos).


A nova estação é resultado de uma parceria do projeto Bandeira Azul do Peró com a UFRJ e a Universidade de Sidney, na Austrália. O primeiro CoastSnap foi instalado na praia de Narrabeen, em New South Wales, sudeste da Austrália. Nos primeiros seis meses, 220 imagens foram enviadas, numa média de uma foto por dia. Estações semelhantes estão espalhadas pela Espanha, Portugal, Reino Unido e Estados Unidos.

-- Junto à placa há um suporte rústico para smartphones de variados tamanhos e com ângulo fixo. Na placa informativa há explicação sobre os objetivos da pesquisa e como o fotógrafo amador ou profissional deve proceder para enviar as fotos para os pesquisadores – explica Paloma Arias, coordenadora do Projeto Bandeira Azul/Peró.

O projeto permite a interação entre a comunidade acadêmica e a sociedade, permitindo a construção do conhecimento participativo que elucidará a dinâmica ambiental dos trechos monitorados. As fotografias vão ajudar a acompanhar os processos de variação da linha de costa e os processos de erosão, além do uso e ocupação da costa.

-- O CoastSnap é um monitoramento coletivo através de uma caixinha ou suporte simples para smartphone em direção da cena a ser analisada. Os banhistas podem compartilhar a imagem do local para os cientistas monitores da área. Em geral, os suportes ficam em local de fácil acesso e com ângulo capaz de levantar elementos a serem analisados – explicou o fotógrafo profissional Bruno Bou.

O projeto também poderá favorecer o turismo depois da pandemia, já que a Bandeira Azul atraiu a atenção de muitos turistas do Brasil e do exterior. A Praia do Peró também conta, no mesmo trecho monitorado pelo CoastSnape (entre a Bandeira Azul e a Cabana do Pescador), com monitoramento de imagem ao vivo, 24 horas por dia, através de uma câmera instalada no Hotel Paradiso Peró. As imagens podem ser acessadas gratuitamente pelo endereço https://climaaovivo.com.br/rj/cabofrio/cabo-frio-paradiso-pero-praia-hotel.


bottom of page