top of page

Passaporte Universitário de Maricá entrega 50 bolsas de medicina para novos alunos

  • Foto do escritor: Gilson da Gama Barcellos
    Gilson da Gama Barcellos
  • 28 de fev.
  • 3 min de leitura

Rio de Janeiro, 28/02/2025

Por Redação GBNEWS

Fotos: Elsson Campos

ree

Nesta sexta-feira (28), a Secretaria de Educação de Maricá entregou mais 50 bolsas de estudo para o curso de Medicina. A cerimônia aconteceu no auditório da Faculdade de Vassouras (Campus II), no bairro do Flamengo. A iniciativa faz parte do programa Passaporte Universitário que amplia o acesso ao ensino superior para moradores da cidade.

 

Na última terça-feira (25), 1.280 novos alunos receberam os certificados do Passaporte Universitário durante evento em Araçatiba, Centro da cidade. Antes, no dia 17, 50 alunos que cursarão Medicina também foram contemplados com os certificados no Cine Henfil.

 

Secretário de Educação de Maricá, o professor Rodrigo de Moura Santos destacou a importância do programa e reafirmou o compromisso da Prefeitura com a formação de profissionais que, no futuro, poderão contribuir para o sistema de saúde do município.

ree

"Hoje estamos dando a oportunidade para mais estudantes conquistarem a tão sonhada vaga na faculdade. Aqui temos futuros médicos e médicas que irão se dedicar em ajudar e salvar vidas. Não podemos desmerecer a luta de todos e de cada um que está aqui, pois a vida é rápida e sabemos da dedicação de cada um!", frisou o secretário.

 

O evento reuniu os novos bolsistas, familiares, representantes da administração municipal e vereadores, marcando o início da trajetória acadêmica dos novos estudantes.

 

O estudante Miguel Ferreira, de 19 anos, comentou sobre a felicidade em poder cursar medicina. "O passaporte é uma oportunidade de realizar os sonhos que temos, pois são faculdades caras. Eu me sinto realizado e grato. Poder cursar medicina é algo que eu sinto que fui chamado para cuidar de vidas e ajudar pessoas", disse o morador da Barra de Maricá.

 

Já a moradora de Itaipuaçu Ana kelly, de 25 anos, enfatizou a importância do programa. "Esse programa é de suma importância para todos que moram aqui, pois ajuda a transformar sonhos em realidade. É uma sensação única. Algo que não consigo descrever, pois sonhava tanto com isso e durante tantos anos", comemorou.

 

Sobre o Passaporte Universitário

ree

Com quase seis anos de existência, o Passaporte Universitário já concedeu mais de 10 mil bolsas de estudo integrais de ensino superior em universidades privadas. Mais de 2.500 alunos já se formaram e R$ 433 milhões foram investidos na iniciativa.

 

O programa visa fomentar o desenvolvimento sócio educacional do município para combater as desigualdades sociais, contribuir para a formação do cidadão em todos os aspectos e gerar emprego e renda. Também tem o objetivo de estabelecer parcerias com instituições de ensino, com ou sem fins lucrativos, para atender aos cursos do programa; estimular a extensão universitária, cursos técnicos, cursos de graduação e pós-graduação nas diversas áreas do conhecimento.

 

No momento, quatro universidades particulares estão credenciadas no programa: Universidade Estácio de Sá, UniLaSalle, Universidade de Vassouras e Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso). Juntas, elas oferecem cerca de 40 cursos de graduação. Dentre os cursos estão: Administração; Administração Pública; Análise de Desenvolvimento de Sistemas; Arquitetura; Biomedicina; Ciências Contábeis; Direito; Educação Física; Medicina; entre outros.


Já os cursos de pós-graduação são oferecidos pela Universidade Estácio de Sá, Universidade de Vassouras e Fundação Getúlio Vargas. São 20, no total: Saúde Mental; Dependência química e promoção da saúde; Saúde da Família; Controladoria Empresarial; MBA em Gestão Estratégica de Negócios em Tempo de Mudanças; Enfermagem Neonatal; Gestão e Cálculo de Projetos de Engenharia de Estruturas; entre outros.

ree

Comentários


bottom of page