top of page

Orquestra da Grota se apresenta em Ouro Preto (MG) no Dia de Tiradentes

Rio de Janeiro, 16/4/2024

Por Redação GBNEWS

Fotos: Daniella Anatalício

O Dia de Tiradentes vai contar com uma atração especial neste ano em Ouro Preto (MG). No próximo dia 21 de Abril, pela primeira vez, a Orquestra da Grota se apresenta na histórica cidade mineira. O espetáculo, no Teatro Municipal Casa da Ópera, mostra o resultado de quase 30 anos do trabalho de inclusão social pela música realizado pelo Espaço Cultural da Grota, que começou em Niterói e se expandiu para outras cidades fluminenses.

 

Com regência do maestro e violinista alemão Michael Rein, a Orquestra da Grota apresenta um concerto com obras de Carl Nielsen (Pequena Suite op. 1), Robert Fuchs (Serenade n. 3 op. 21) e Joseph Haydn (Concerto para violino e orquestra de cordas ob Vll a Nr).

À frente da Orquestra da Grota como maestro e solista, Michael Rein é natural de Aachen, na Alemanha, e já atuou como regente em orquestras como a Filarmônica de Stuttgart. Atualmente, é violinista da Netherlands Symphony Orquestra, em Enschede, na Holanda. Também costuma se apresentar junto a diversos conjuntos de câmara da Europa, como o holandês Valerius Ensemble e o alemão Emsland Ensemble.

 

“Para mim, é um grande prazer e uma enorme responsabilidade compartilhar com os músicos do Espaço Cultural da Grota a experiência de nos apresentarmos num espaço tão importante como a Casa da Ópera, e numa data bastante representativa para Ouro Preto, Minas Gerais e o Brasil”, afirma Michael Rein.

 

A Orquestra da Grota é composta por 23 músicos profissionais, todos formados pelo Espaço Cultural da Grota, projeto social sem fins lucrativos, que promove a inclusão de crianças e jovens por meio do ensino da música há 29 anos em 11 polos distribuídos pelas cidades de Niterói, Itaboraí, São Gonçalo e Nova Friburgo, atendendo gratuitamente a cerca de mil alunos por ano.

“Para nós, é uma grande honra tocar na Casa da Ópera, um lugar de enorme importância para a cultura brasileira, numa cidade que respira arte e história por todos os lados. Somos gratos pela oportunidade e esperamos corresponder às expectativas”, afirma Lenora Mendes, professora e coordenadora do Espaço Cultural da Grota.

 

A Casa da Ópera é o teatro mais antigo em operação na América Latina. Foi construído em 1969 e inaugurado em 1770, no aniversário do Rei Dom José I, com a apresentação de uma opereta escrita pelo poeta Cláudio Manoel da Costa. Após meses de reforma e restauração, local foi reaberto no fim de 2023. Com fachada singular, possui paredes espessas de pedra, e seus três pisos internos abrigam plateia, camarotes, frisas e galerias, totalizando 300 lugares.

 

Serviço

 

Orquestra da Grota e Michael Rein

 

Dia: domingo, 21 de Abril

Hora: 19h

Local: Casa da Ópera - Teatro Municipal de Ouro Preto (Rua Brigadeiro Musqueira, 104 - Centro - Ouro Preto)

Regente: Michael Rein

 

Programa:Les Indies Galantes do Grand Calumet de Paix (Jean Philippe Rameau)

Little Suite  op. 1 (Carl Nielsen)

Violin Concerto C major (Joseph Haydn) - Solista: Michael Rein

Serenade Nr. 3 op. 21 (Robert Fuchs)

 

Entrada franca

 

Comments


bottom of page