top of page

Orquestra da Grota faz releituras do pop e da MPB em Friburgo

Rio de Janeiro, 21/7/2022

Por Paulo Márcio Vaz

Fotos: Divulgação

A Orquestra da Grota é uma das atrações do Festival de Inverno de Nova Friburgo 2022, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura. O conjunto se apresenta nessa sexta-feira (22), às 18 horas, na Praça do Suspiro, com o espetáculo “Viva, a vida é uma festa!”. O concerto terá músicas do universo pop internacional e da MPB, criando um clima de festa e alegria entre o público.

Oriunda de Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, a Orquestra é formada por músicos profissionais do Espaço Cultural da Grota, projeto de inclusão social pela música que também atua em Nova Friburgo, onde oferece aulas gratuitas no Núcleo Luz da Serra para mais de 100 crianças dos bairros Debossan, Mury e Teodoro de Oliveira.

No concerto dessa sexta-feira, a Orquestra da Grota terá regência de seu maestro titular, Yuri Reis (foto). No repertório internacional, “My Girl”, “Pretty Woman” e “Can’t Take My Eyes of You” relembram clássicos do pop. Já as canções nacionais incluem “Feira de Mangaio”, “Flor de Lis” e “O Abre Alas”, entre outras composições.

“É uma alegria para nós fazer parte deste momento de retomada das atividades culturais, sobretudo em uma cidade onde temos um dos núcleos do projeto. Os concertos da nossa orquestra principal representam parte importante do nosso trabalho, e ver os músicos no palco novamente aqui em Friburgo é animador”, comemora Márcio Selles, fundador e coordenador do projeto.

Após dois anos com as atrações se apresentando virtualmente, a 19ª edição do Festival de Inverno de Nova Friburgo marca a retomada da presença do público em um local físico. A programação conta com espetáculos de teatro, dança e música, além de eventos de gastronomia e artes plásticas, que acontecem até domingo na Usina Cultural Energisa, localizada na Praça Getúlio Vargas, e também na Praça do Suspiro, ambas no Centro da cidade.

Sobre o Espaço Cultura da Grota

A Orquestra da Grota é uma iniciativa do Espaço Cultural da Grota, um projeto social sem fins lucrativos, que promove a inclusão de crianças e jovens por meio do ensino da música há 26 anos. Além da sede principal, na comunidade da Grota do Surucucu, em Niterói, há outros 17 polos distribuídos pelas cidades de Itaboraí, São Gonçalo e Nova Friburgo, atendendo gratuitamente a cerca de mil alunos oriundos de comunidades carentes.

Serviço Festival de Inverno de Nova Friburgo Orquestra da Grota - Viva, a vida é uma festa!

Data: 22 de julho, sexta-feira Horário: 18h Local: Praça do Suspiro, Centro



Comments


bottom of page