top of page

MUDANÇA DE DATA: Niterói tem festa junina sustentável com Bumba de Boi na Ilha Tibau

  • Foto do escritor: Gilson da Gama Barcellos
    Gilson da Gama Barcellos
  • 29 de jun.
  • 3 min de leitura

Atualizado: 1 de jul.

Rio de Janeiro, 29/6/2025

Por Redação GBNEWS

ree

Ilha do Tibau na Região Oceânica de Niterói terá festa junina diferente da tradicional


Passou do dia 5 de julho, sábado,  para o domingo, dia 06, a festa na Ilha do Tibau, em Niterói, que será palco de uma celebração junina que foge completamente do tradicional. A Escola Cultural Mosaico promoverá, das 16h às 21h, uma festa que alia educação ambiental, protagonismo das crianças e valorização da cultura popular brasileira, com o tema “Sementes de Esperança na luta contra as Mudanças Climáticas: Crianças Guardiãs do Amanhã”. A mudança do dia é devido a previsão de chuva para sexta-feira (04) que prejudicará a montagem das barracas. Os alimentos deverão ser comprados através da plataforma Sympla até hoje, 01 de julho.

 

O evento vai reunir apresentações artísticas, oficinas, rodas de conversa e exposições, todas voltadas à conscientização ambiental e à importância do reaproveitamento de materiais. A programação também inclui uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis, que serão doados à Associação de Pescadores e Amigos da Lagoa de Piratininga (APALAP) e Associação de Moradores do Tibáu para moradores da Região.

 

No ano passado, a ação arrecadou cerca de duas toneladas de alimentos, beneficiando famílias que vivem da pesca na região. A expectativa é superar essa marca em 2024.

 

Festa Junina da Escola Cultural Mosaico une educação ambiental, protagonismo infantil e cultura popular em Niterói. Inspirada pela urgência das questões climáticas e por uma pedagogia que reconhece a infância como agente de transformação, a festa foi pensada a partir da escuta ativa das crianças

 

Em vez de um evento apenas comemorativo, a programação envolve rodas de conversa, produções artísticas e uma peça teatral com 18 alunos de 6 a 10 anos, abordando temas como a seca no Nordeste, desertificação e as soluções trazidas por tecnologias ancestrais e saberes populares. A trilha da festa passa por manifestações como o Frevo, o Coco Alagoano, o Bumba Meu Boi e termina com uma roda de capoeira e samba.

 

A sustentabilidade é marca registrada do evento: cerca de 80% de toda a cenografia e adereços são feitos com materiais reaproveitados pelas próprias crianças. Estima-se que mais de 800 pessoas participem da festa, entre estudantes, famílias, professores e instituições parceiras. Destaque ainda para a exposição “Na Floresta bate o coração da Mosaico”, com 500 obras criadas por alunos no ateliê coordenado por Gracia Baldez, e para o palco decorado com uma lona de 120m² assinada pela artista muralista Chantal Sodré, que traz uma mandala com um umbuzeiro estilizado no centro, representando os elementos da natureza.

 

Outro diferencial do evento é o compromisso com a compensação de carbono. A própria comunidade escolar, orientada pelos professores, calcula a pegada de carbono do evento com base em pesquisas feitas com os pais, e a compensação é feita com reflorestamento de árvores nativas. O adubo vem de uma composteira com duas toneladas de matéria orgânica, mantida na horta da escola. “A compensação de carbono na Mosaico é um processo pedagógico”, explica a fundadora e diretora Elga Baldez. “As crianças aprendem a fazer os cálculos e se envolvem de verdade, entendendo a importância de cuidar do planeta desde já”.

 

A entrada é gratuita, mediante doação de alimentos não perecíveis, que serão destinados à formação de cestas básicas para famílias da comunidade da Lagoa de Piratininga.

 

 Pensando na comodidade e no bem-estar de todos os convidados, toda a  aquisição de alimentos e bebidas para consumo durante o evento deverá ser realizada de forma antecipada. Para isso, está sendo utilizada a a plataforma Sympla, onde o público poderá escolher e adquirir os itens desejados a partir de um cardápio exclusivo, especialmente preparado para a Festa Junina Mosaico.

 

A iniciativa envolve toda a comunidade escolar e promove reflexões sobre consumo consciente e ações práticas de cuidado com o meio ambiente. As atividades serão abertas ao público e pensadas para todas as idades, com destaque para as intervenções feitas pelos próprios alunos, que criaram projetos a partir de materiais recicláveis.

 

SERVIÇO

 

Festa Junina da Escola Cultural Mosaico 2025


 Local: Ilha do Tibau – Niterói


 Data: 5 de julho (sábado)


 Horário: das 16h às 21h


 Entrada gratuita mediante doação de alimentos não perecíveis

 Importante: alimentos e bebidas não serão vendidos no local.

 

Toda a alimentação deve ser comprada antecipadamente pela plataforma Sympla até o dia 01 de julho pelo link :  https://www.sympla.com.br/evento/cardapio-festa-junina-mosaico-2025/2989546 

 

A retirada será feita no local da festa, mediante apresentação do QR Code

 

Comentários


bottom of page