top of page

Niterói monta barreiras sanitárias no limite com São Gonçalo e na ponte Rio-Niterói

Rio de Janeiro, 13/4/2021

Por Redação GBNEWS


As barreiras sanitárias serão montadas a partir de amanhã (14) nos principais acessos a Niterói porque o comitê científico da cidade constatou que quase a metade dos leitos ocupados por pessoas com coronavírus são de municípios vizinhos como São Gonçalo, Rio de Janeiro, Maricá e Itaboraí

Nas barreiras que serão montadas no limite de Niterói com São Gonçalo e na ponte Rio-Niterói, será feita a medição de temperatura, que impedirá o acesso de quem apresentar febre, um dos sintomas da Covid-19.


“A situação em Niterói nos preocupa muito. Temos feito contato com cidades ao nosso redor, estamos dialogando com o Rio e Maricá. O cenário na Região Metropolitana nos deixa em alerta, porque cidades vizinhas, como São Gonçalo, não estão implementando medidas restritivas. Isso faz com que os hospitais lá estejam com 100% de ocupação, e essa demanda chegue à nossa cidade. Hoje, 20% dos leitos de Niterói são ocupados por pacientes que vêm de São Gonçalo. A falta de medidas dos municípios vizinhos afeta Niterói, por isso nosso apelo para que também façam a sua parte. Estamos fazendo o que precisa ser feito. Não podemos perder todo o nosso esforço até agora”, enfatizou o prefeito Axel Grael (PDT).


Um levantamento do Monitora Covid-19, iniciativa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), aponta que desde março de 2020, Niterói teve mais de 37% de seus leitos ocupados por pacientes de outros municípios, contaminados com a doença. Nas internações em UTI, esse número chega a quase 40%.

De acordo com o levantamento, de março de 2020 a fevereiro de 2021, pelo menos 2.113 leitos foram ocupados por pacientes de outros municípios. Desse número, foram 990 casos de UTI, com destaque para quase metade desse número vindo de São Gonçalo (458 casos). Cidades como Itaboraí, Maricá e Rio de Janeiro também exportam pacientes para a cidade. Pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde e do Monitora Covid-19, Diego Xavier explica que os dados foram coletados dos registros do Sistema de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe), de março de 2020 a fevereiro de 2021.


Vacinados - Niterói ultrapassou, nesta segunda (11), 100 mil imunizados contra a Covid-19. O município contabiliza um total de 105.803 pessoas imunizadas com a primeira dose, entre trabalhadores da saúde, idosos, pessoas com deficiência institucionalizadas e quilombolas. Já receberam a segunda dose da vacina 35.756


bottom of page