top of page

Niterói inicia vacinação na Casa de Repouso Hotelar e no Hospital Oceânico

Rio de Janeiro, 19/01/2021

Por Redação GBNEWS

Fotos: Douglas Macedo e Berg Silva

A idosa Clice de Souza foi a primeira a receber a vacina coronavac em Niterói


A idosa Clice de Souza Carvalho, de 93 anos, e a enfermeira Bruna Lemos, de 35 anos, foram as primeiras a serem vacinadas contra a Covid-19 em Niterói nesta terça-feira (19). Clice de Souza recebeu a primeira dose da vacina na Casa de Repouso Hotelar, onde vive. Bruna Lemos foi vacinada no Hospital Municipal Oceânico de Niterói, unidade exclusiva para o tratamento de pacientes com Covid-19, pioneira no país. O prefeito Axel Grael (PDT) e o secretário municipal de Saúde de Niterói, Rodrigo Oliveira, acompanharam o início da vacinação na cidade.


Nesta primeira etapa, Niterói recebeu 11.620 doses e só serão imunizados os profissionais de Saúde e os idosos que vivem nas aproximadamente 40 instituições de longa permanência, como casas de repouso. Os idosos acima de 60 anos serão imunizados na própria instituição onde vivem, em horários agendados, pela equipe de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde. Já os profissionais de saúde serão vacinados nas unidades onde trabalham.

A enfermeira Bruna Lemos trabalha na linha de frente do Hospital Municipal Oceânico de Niterói. Ela é enfermeira de rotina, ou seja, a profissional que acompanha o dia a dia dos pacientes, da entrada até a alta e integra a do Oceânico desde abril, acompanhou a entrada do primeiro paciente e muitas das mais de mil altas que já aconteceram no hospital.


O prefeito Axel Grael lembrou todas as ações que a prefeitura de Niterói colocou em prática desde o registro dos primeiros casos de Covid-19 no país, em março de 2020, sob a gestão do prefeito Rodrigo Neves.


“Estamos hoje aqui em um momento importante, histórico desse enfrentamento à Covid-19, um momento muito esperado e que Niterói ajudou muito a construir. Ao longo desse período todo, a cidade teve políticas públicas que foram inovadoras, que depois foram seguidas por outras cidades do país, como a sanitização das ruas, várias ações sociais, de apoio às famílias, apoio às empresas, todas as medidas que foram tomadas também para estruturação da retaguarda hospitalar, como aqui o Hospital Oceânico, que foi feito especificamente para atender a demanda da Covid-19”, disse o prefeito.


bottom of page