top of page

Niterói Chess Open 2022: o melhor Aberto de Xadrez do Brasil está de volta!

Rio de Janeiro, 16/8/2022

Por Redação GBNEWS

Fotos: Cláudia Aquino

Existem inúmeras formas de ilustrar que o Xadrez é um dos esportes mais praticados ao redor do mundo, sendo uma das mais evidentes o fato de que a FIDE (Federação Internacional de Xadrez, em português), com 200 países afiliados, possui mais membros do que a ONU (Organização das Nações Unidas). E pode-se dizer que não é de hoje que a cidade de Niterói se encontra inserida no vasto universo do Xadrez, muito pelo contrário. Por exemplo, conforme apontam registros históricos, o Club de Xadrez de Nictheroy foi fundado em abril de 1924, ou seja, alguns meses antes da própria FIDE. Atualmente, o grande símbolo da tradição enxadrística da “Cidade Sorriso” é o Niterói Chess Open, o melhor evento de Xadrez do Brasil, que retorna para sua segunda edição entre os dias 1 e 7 de setembro, no Salão de Convenções do Hotel H:

“Niterói tem uma belíssima história no Xadrez, que precisa ser sempre celebrada e que nos serve de motivação para agir no presente e olhar para o futuro. O Niterói Chess Open é um fruto dessa tradição e nós nos esforçamos para enriquecê-la ainda mais. Por isso, hoje temos um enorme orgulho em promover um Aberto de Xadrez que distribuirá 35 mil reais em premiação, a maior do Brasil, e contará com 250 participantes de quase 10 nações e de todas as regiões do país, sendo pelo menos 10 Grandes Mestres Internacionais”, destacou Andrey Czertok, um dos idealizadores e organizadores do Niterói Chess Open, ao lado de André Reale e José Costa Fernandes.

Ao mesmo tempo em que se inspira no passado, o Niterói Chess Open pensa no futuro e adota diferentes ações neste sentido. Concordando com as pesquisas na área de Educação que sugerem que o ensino de Xadrez estimula o desenvolvimento de criatividade, paciência e concentração, o Niterói Chess Open realizará o Torneio Niteroiense de Xadrez Escolar nas categorias sub-13 e sub-18.

As inscrições para o Torneio Escolar vão até o dia 26 de agosto e são gratuitas para estudantes municipais da rede pública. Já os alunos da rede privada precisam entregar, no dia do evento, 1Kg de alimento não perecível que será destinado a instituições de caridade locais. Além do Torneio Aberto do Brasil (II Niterói Chess Open 2022) e do Torneio Niteroiense de Xadrez Escolar, a programação inclui o Torneio de Blitz (Nikity Blitz 2022) e a Simultânea com o Grande Mestre Internacional Renato Quintiliano, que desafiará 30 enxadristas ao mesmo tempo. As inscrições para o Torneio Escolar e a Simultânea podem ser realizadas pelo site www.niteroichessopen.com.br.

O Niterói Chess Open é organizado pela Xadrez Aplicado com apoio do Núcleo de Xadrez Niterói (NXN) e patrocínio da Prefeitura de Niterói e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Niterói. O evento vale pontos para o ranking da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e da Federação Internacional de Xadrez (FIDE).


bottom of page