Nicolás Maduro e sua mulher vão à audiência de custódia e serão julgados nos EUA
- Redação GBNews

- 4 de jan.
- 2 min de leitura
Rio de Janeiro, 04/01/2026
Por Gilson Barcellos
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Ditador venezuelano Nicolás Maduro devidamente algemado a caminho da prisão nos Estados Unidos
A audiência de custódia do ditador venezuelano Nicolás Maduro e de sua mulher Cília Flores, está marcada para esta segunda-feira (05). O casal preso em Caracas, Venezuela, na madrugada deste sábado (03), por tropas dos Estados Unidos, passou a primeira noite no centro de detenção em Nova York, nos Estados Unidos.
Anteriormente, Maduro havia sido conduzido sob custódia ao escritório da Agência Antidrogas dos Estados Unidos (DEA), onde foi fichado. Um vídeo divulgado, no fim da noite deste sábado (3), em um dos perfis oficiais da Casa Branca no X mostrou ele caminhando algemado na DEA.
Nicolás Maduro e sua mulher chegaram a Nova York neste sábado (03) por volta das 18h30. O avião pousou na Base Aérea da Guarda Nacional de Stewart. O ditador saiu algemado da aeronave, vestindo uma roupa cinza clara, e escoltado por mais de uma dúzia de policiais federais.
O Boeing 757-200 do Departamento de Justiça americano saiu da Baía de Guantánamo, em Cuba, e seguiu rumo aos Estados Unidos. O espaço aéreo na região do Caribe foi fechado.

Em entrevista coletiva, o presidente Donald Trump disse que avalia os próximos passos para o país sul-americano. Ele ainda afirmou que os EUA pretendem conduzir o país por meio de um "grupo" que está em formação até uma transição de poder, sem detalhar prazos nem como esse arranjo funcionaria.
A procuradora-geral dos EUA, Pam Bondi, anunciou que Maduro será julgado pela Justiça americana em um tribunal de Nova York.
Segundo Bondi, o ditador venezuelano e a primeira-dama, Cilia Flores, foram formalmente acusados dos seguintes crimes: conspiração para narcoterrorismo; conspiração para tráfico de cocaína; posse de metralhadoras e dispositivos explosivos; conspiração para posse de metralhadores.


Comentários