Músico une arte e educação em projeto bilíngue durante a Cúpula do BRICS no Brasil
- Gilson da Gama Barcellos
- há 4 dias
- 2 min de leitura
Rio de Janeiro, 07/7/2025
Por Redação GBNEWS
Fotos: Divulgação

Enquanto o Brasil sedia a Cúpula do BRICS no Rio de Janeiro, reunindo líderes de 11 nações para discutir temas como mudanças climáticas, saúde global e inteligência artificial, uma iniciativa cultural e educacional chama atenção por propor um caminho complementar ao diálogo entre povos: a valorização da arte e da literatura como pontes para a compreensão mútua. Trata-se do projeto “English Poems – Sung by Vinícius Samcar”, que transforma poemas da literatura anglófona em músicas, promovendo o ensino da língua inglesa de forma acessível, sensível e inovadora.
Idealizado pelo músico e professor Vinícius Samcar, o projeto já está disponível no YouTube no canal @EnglishPoemsViníciusSamcar, e tem como proposta principal unir educação e arte como ferramentas de inclusão e formação crítica. Professor de Língua Inglesa na rede pública há 16 anos, Samcar é formado em Letras pela Universidade Veiga de Almeida e em Música pela Escola de Música Villa-Lobos (RJ).
Radicado em São Pedro da Aldeia (RJ), cidade com forte tradição literária, o artista também desenvolve uma pesquisa que busca musicalizar obras de autores brasileiros clássicos, como Teixeira e Sousa e Casimiro de Abreu, ambos com ligação histórica à Região dos Lagos. Com o novo projeto em língua inglesa, Vinícius expande sua atuação para o cenário internacional, contribuindo para o intercâmbio cultural em um momento em que o próprio BRICS amplia sua atuação global.

“Mais do que ensinar inglês, a proposta é despertar no aluno e no público o interesse pela poesia, pela musicalidade da linguagem e pela conexão entre culturas. Em tempos de polarização política e tensões geopolíticas, a arte tem o poder de criar pontes onde só há muros”, afirma Samcar.
O trabalho já foi apresentado a membros da Academia Cabo-friense de Letras, e pretende ganhar novos espaços em instituições culturais e educacionais da Região dos Lagos e, futuramente, de outras partes do país. Samcar também atua como músico solo e já integrou importantes bandas do circuito Rio-Niterói nas décadas de 1990 e 2000, como Lissen, A Ponte, Tensores, Zeena Orwell, entre outras.
Diante da expansão dos BRICS e das novas configurações diplomáticas, o projeto “English Poems” surge como contraponto cultural à complexidade política: uma proposta de diplomacia sensível, educativa e transformadora, onde a música e a palavra são os instrumentos de cooperação entre as nações
Komentáře