top of page

Morre Brigitte Bardot, ícone do cinema mundial, que levou Búzios ao topo do turismo internacional

  • Foto do escritor: Redação GBNews
    Redação GBNews
  • há 5 dias
  • 3 min de leitura

Rio de Janeiro, 28/12/2025

Por Gilson Barcellos

fotos: Reprodução

ree

A atriz e cantora francesa Brigitte Bardot morreu aos 91 anos, informou neste domingo (28) a fundação dedicada à defesa dos animais que leva seu nome. A causa da morte não foi divulgada, assim como o local e o horário do falecimento. A atriz passou férias em Búzios, Região dos Lagos, onde tem uma estátua em bronze, levando a cidade ao topo do turismo mundial.

 

"Com imensa tristeza, a Fundação Brigitte Bardot anuncia a morte de sua fundadora e presidente, Madame Brigitte Bardot, atriz e cantora de renome mundial, que escolheu abandonar sua prestigiada carreira para dedicar sua vida e sua energia à defesa dos animais e à sua fundação", diz o comunicado enviado à agência AFP.

 

"Não sei quem foi o imbecil que lançou essa fake news sobre o meu falecimento esta noite, mas saibam que estou bem e não pretendo jogar a toalha", declarou a atriz em 22 de outubro. 

 

O presidente da França, Emmanuel Macron, definiu a Bardot como uma "lenda do século", em mensagem de despedida nas redes sociais.

 

"Seus filmes, sua voz, sua fama deslumbrante, suas iniciais, suas tristezas, sua generosa paixão pelos animais, seu rosto que se tornou Marianne — Brigitte Bardot personificava uma vida de liberdade. Uma existência francesa, um brilho universal. Ela nos tocou. Lamentamos a perda de uma lenda do século", escreveu Macron.

 

Nascida em 28 de setembro de 1934 em Paris, na França, Brigitte Anne-Marie Bardot se destacou como bailarina após se formar em balé clássico no Conservatório Nacional de Música e Dança antes de ser descoberta pelo cinema. Ao mesmo tempo, aos 15 anos, ela já trabalhava como modelo, estampando capas de revistas como Elle.

 

Em decorrência de seu trabalho como modelo, recebeu propostas para papéis no cinema, tendo tido uma ascensão meteórica. Durante uma audição, conheceu Roger Vadim, com quem se casaria em 1952, após completar 18 anos.

 

Bardot tornou-se uma estrela internacional depois de sua atuação no filme "E Deus Criou a Mulher", em 1956, o qual foi escrito e redigido por seu marido. Após o filme, ela ficou conhecida como “gata sexy”.

 

Estátua em Búzios

ree

No auge da fama, em 1964, a atriz buscou refúgio numa pequena vila de pescadores em Búzios, na Região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro, para passar suas férias num local onde não seria perturbada e poderia passear livremente. 

 

Acompanhada de Bob Zagury, seu namorado, ela se hospedou em uma casa na Praia de Manguinhos e aproveitou por mais de 3 meses na região, entre janeiro e abril.

 

No final ainda de 1964, ela retornou ao local, porém, dessa vez, ficou numa casa onde atualmente se localiza a Rua das Pedras. No entanto, com fotógrafos e repórteres já cientes de sua presença em Búzios, eles a "perseguiram" em busca de fotos e entrevistas o que a deixou desconfortável. Uma semana após o réveillon, a artista partiu rumo à Europa e não retornou mais ao lugar.

 

Baseada numa fotografia tirada por Denis Albanese, a escultora Christina Motta produziu uma estátua de Bardot em bronze. O lugar que abriga o monumento, desde então, se chama Orla Bardot.

 

As notícias sobre o esconderijo escolhido pela atriz atravessaram o continente, colocando Búzios no mapa de turismo e transformando o local num destino desejado por pessoas de diferentes locais do Brasil e do mundo.

 

Comentários


Logo GB News VERMELHO BRANCO.png
  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube

Copyright @2026 GB NEWS | Desenvolvido por Beatriz Aguiar

bottom of page