top of page

Morre Bira Presidente, fundador do Cacique de Ramos e do Fundo de Quintal

  • Foto do escritor: Gilson da Gama Barcellos
    Gilson da Gama Barcellos
  • 15 de jun.
  • 1 min de leitura

Rio de Janeiro, 15/6/2025

Por Gilson Barcellos

ree

Morreu às 23h55 deste sábado (14), aos 88 anos, no Hospital da Unimed Ferj, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, Ubirajara Félix do Nascimento, o Bira Presidente, vítima de complicações relacionadas ao câncer de prostada e Alzheimer.

 

Fundador do Cacique de Ramos e um dos criadores do grupo Fundo de Quintal, Bira construiu uma trajetória marcada pela firmeza, pela ética e pela contribuição inestimável ao samba e à cultura popular brasileira.

 

Sua atuação no Cacique de Ramos moldou o bloco e o samba, o Doce Refúgio se tornou um espaço de referência cultural. No Fundo de Quintal, foi o ponto de partida de uma linguagem que redefiniu a roda de samba e inspirou gerações.

 

Bira deixa as filhas Karla Marcelly e Christian Kelly, os netos Yan e Brian, e a bisneta Lua. O velório e o sepultamento serão informados assim que confirmados pela família.

 

Nas redes sociais, diversos artistas manifestaram pesar pela morte do sambista. A longa lista inclui nomes como Belo, Xande de Pilares e Marcelo D2, além de outros como Suel, Paula Lima, Vavá, o grupo Art Popular e Tiee.

Comentários


bottom of page