Ministro Zanin suspende eleições indiretas para governador do Rio
- há 4 dias
- 1 min de leitura
Rio de Janeiro, 28/3/2026
por Redação GBNEWS

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, suspendeu nesta sexta-feira (27) a realização das eleições indiretas para o cargo de governador do Rio de Janeiro. Zanin ainda determinou que o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Couto de Castro, permaneça no cargo até que o STF julgue o processo, uma reclamação em que o diretório estadual do PSD no Rio aponta ter havido desrespeito a determinações da Corte.
O ministro pediu que sua decisão seja referendada pelos demais colegas no plenário do Supremo, de preferência de forma presencial. Por conta disso, o ministro pediu destaque na ADI 7942, que discutia regras da disputa eleitoral no Rio e estava em plenário virtual.
Na reclamação, o PSD aponta que a eleição deveria se dar de forma direta, em cumprimento à jurisprudência do STF, que, segundo os advogados do partido, estabelece o pleito direto em caso de dupla vacância dos cargos de governador e vice por decisão proveniente da Justiça Eleitoral. Para o partido do ex-prefeito do Rio Eduardo Paes, o TSE errou ao determinar a eleição indireta, ou seja, o pleito feito apenas entre deputados estaduais do Rio.
O presidente do TJ-RJ assumiu o governo após a renúncia do governador Cláudio Castro (PL). Ele deixou o cargo antes de ser cassado pela Corte, que o condenou por abuso de poder político nas eleições de 2022. Assim como Castro, o vice, Thiago Pampolha, também foi condenado. Ele já havia deixado o governo para assumir uma vaga no Tribunal de Contas da União (TCU).
Comentários