top of page

Maricá entrega 820 novos cartões do Bilhete Único Universitário

Rio de Janeiro, 30/7/2023

Por redação GBNEWS

Fotos: Katito Carvalho

A Secretaria de Assistência Social de Maricá entregou neste sábado (29) uma nova leva de cartões do programa Bilhete Único Universitário aos estudantes de curso técnico ou superior. A cerimônia, que contemplou 820 pessoas, aconteceu no Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Professora Zilca Lopes da Fontoura, no Centro. O benefício é destinado a alunos que comprovem moradia em Maricá e o valor da carga mensal transferida para o cartão varia de acordo com a frequência escolar de cada um.

“Estamos construindo o futuro e ajudando esses jovens a realizarem o sonho da formação superior promovendo essa entrega para 820 alunos que estudam fora do nosso município. Desejo a todos um bom caminho e que possamos sempre ajudar nessa linda jornada até conquistar o tão sonhado diploma”, disse secretário de Assistência Social, Thiago Ribeiro. Com 11 anos de existência, o programa do município beneficia com passagens de ônibus gratuitas 5.564 estudantes de cursos técnicos e de graduação, incluindo alunos do programa Passaporte Universitário. Atualmente, o programa atende moradores que estudam em 40 instituições de ensino superior e 20 de cursos técnicos nas cidades de Araruama, Itaboraí, Macaé, Maricá, Niterói, Rio de Janeiro, São Gonçalo, Saquarema e Teresópolis.

“Vemos o sonho de muitos se realizarem com esse projeto. São mais de 5 mil maricaenses beneficiados com essa iniciativa, que é um projeto de extrema importância para os nossos alunos que ainda estudam fora do nosso município. São 11 anos de existência, transformando e ajudando nos sonhos e na vida dos maricaenses. Aqui, sabemos utilizar o dinheiro do royalties, estamos investindo em profissionais, na educação e no futuro da nossa geração”, comentou o secretário municipal de Governo, João Maurício de Freitas. Alunos recebem cartões

O programa Bilhete Único Universitário possibilita o deslocamento dos estudantes para universidades fora do município por meio da distribuição de cartões RioCard, que são recarregados mensalmente sem custos para o usuário. A aluna de Ciência Ambiental da Universidade Federal Fluminense, Margarida Marins, de 17 anos, agradeceu a iniciativa, que vai ajudá-la nos custos da graduação. "Agradeço pela iniciativa que me ajuda a custear os gastos que tenho com a passagem. Sem dúvidas esse bilhete vai me ajudar muito", contou a moradora de Itaipuaçu. Nathalia Vianna, de 21 anos, estuda Nutrição Universidade Veiga de Almeida, e destacou que o programa é de suma importância para incentivar na formação dos futuros profissionais. “Não fosse o programa, nós gastariamos muito dinheiro indo para outro município estudar. E isso seria inviável. Poder contar com minha passagem custeada pelo meu município é sensacional. Estou sem palavras e só tenho a agradecer por mais um direito conquistado”, falou a moradora do Manoel Ribeiro.

Para mais informações sobre o programa, os interessados podem procurar a Secretaria de Assistência Social, na Rua Domício da Gama 65, loja 01, Centro (em frente ao Cine Henfil). O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.



Commenti


bottom of page