Rio de Janeiro, 18/7/2022
Por Redação GBNEWS
Fotos: Marcos Fabrício
Uma edição especial do Circuito Ecológico Caminhos de Maricá em homenagem ao Dia de Proteção às Florestas aconteceu neste domingo (17) em Maricá. A caminhada foi pelo Caminho de Darwin e a Trilha da Nascente, em Itaipuaçu, em parceria com o Parque Estadual Serra da Tiririca (Peset). O trajeto considerado leve, com duração aproximada de duas horas (ida e volta) e pequenos trechos de subida, podendo ser feito também por crianças acima de 5 anos, atraiu aproximadamente 30 participantes.
Durante o trajeto, o grupo foi recebido pela equipe dos guardas-parques para apresentação dos acervos permanentes no local. Após a exposição, a caminhada seguiu até a Trilha da Nascente para um bate-papo sobre o bioma de Mata Atlântica, onde foram realizadas algumas práticas de conexão dos participantes com a natureza. O grupo desceu até o bairro Engenho do Mato, em Niterói, com parada no Bar do Nino para um lanche opcional.
A coordenadora de projetos da Secretaria de Turismo, Márcia Freitas, lembra que um dos objetivos do Circuito Ecológico é fomentar a economia no entorno das áreas naturais protegidas e convidar as pessoas para um passeio familiar. “O circuito tem essa pegada ecológica de trazer a família para curtir a natureza dentro das áreas protegidas”, afirmou.
Educação ambiental
Aproveitando o passeio, a servidora pública, Patrícia Miranda, de 37 anos, destacou a educação ambiental como atrativo principal da caminhada. “Com este projeto, passamos a conhecer novas espécies da fauna e da flora de Maricá. Além do mais, como Maricá tem uma vocação turística, é importante explorar o turismo ambiental que nos faz aprender a cuidar do que temos. O projeto me encanta por isso”, disse.
O contabilista Elsson Ferraz, de 44 anos, enfatizou que além de conhecer as espécies da fauna e flora, o participante também passa a entender a história local. “Esse projeto abre espaço para muitas pessoas conhecerem lugares que não temos ideia que Maricá tem. Além disso, a coordenadora explica a história do local que vai agregando valores na trilha, que se fizéssemos de forma particular não conseguiríamos observar. O projeto é bem bacana”, reforçou.
Caminhos de Darwin em Maricá
A trilha que refaz o trajeto de Charles Darwin em Maricá à época tem cerca de duas horas de duração (ida e volta) e divide o distrito de Itaipuaçu e o bairro do Engenho do Mato, em Niterói.
Todo o trajeto ocorre dentro do Parque Estadual da Serra da Tiririca e integra o Circuito Ecológico Caminhos de Maricá, iniciativa da Secretaria de Turismo, que promove caminhadas guiadas pelo município.
O painel original da trilha foi inaugurado em 2008 e teve a presença de Randal Keynes, tataraneto de Charles Darwin. Em setembro de 2021, a Prefeitura de Maricá reinaugurou o painel informativo da trilha, após a restauração do objeto histórico.
Comments