top of page

Mais de 1.500 voos foram feitos no Aeroporto de Maricá no primeiro semestre de 2022

Rio de Janeiro, 16/8/2022

Por Redação GBNEWS

Fotos: Paulo Ávila

O Aeroporto de Maricá (SBMI), administrado pela Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá), recebeu um total de 7.253 passageiros no primeiro semestre de 2022. Coletados até o último dia 12, os dados mostram um crescimento de 478% em comparação aos quatro últimos meses de 2021. Já em relação à movimentação de aeronaves, no primeiro semestre de 2022 foram 758 decolagens e 745 pousos, um aumento de 45% e 43%, respectivamente, comparados ao ano passado.

Com voos regionais e executivos desde agosto de 2021, o Aeroporto de Maricá ampliou as suas atividades com o início das operações offshore, em março de 2022. Atualmente, são operados voos VRF (Visual Flight Rules ou Voo Visual) e IFR (Instrument Flight Rules ou voo por instrumentos), diurnos e noturnos. "O crescimento nas operações, em 2022, ocorreu devido ao Aeroporto de Maricá ter regulado sua Waypoint (Aerovia) para as plataformas da bacia de Santos (SP). Antes, somente Jacarepaguá, Macaé e Cabo Frio possuíam esse ponto de referência. Atribuído a isso, nosso tarifário é super competitivo, o que agrega valor a operação, uma vez que, para as empresas de táxi aéreo, a economicidade no abastecimento é um ponto forte, pois o Aeroporto de Maricá está de frente para a Bacia de Santos, reduzindo as milhas náuticas da operação e os custos para as operadoras", analisa a diretora de Operações do Aeroporto, Marta Magge. Para o segundo semestre, a expectativa é que esse número aumente ainda mais. "Maricá será a base offshore para a plataforma de Búzios, que hoje é a que mais extrai petróleo", adianta Marta Magge.

Estrutura

O Aeroporto de Maricá possui um pátio de Aeronaves com 11.7724m², quatro hangares com infraestrutura sustentável de eletricidade e internet e sete posições de parada para aeronaves de médio porte.

Entre as rotas estratégica estão: os Hospitais Municipais Conde Modesto Leal (1km) e Ernesto Che Guevara (5km), Hospital Estadual Azevedo Lima (39km), Aeroporto Santos Dumont – SDU (58 km), Aeroporto Internacional do Galeão – GIG (65km), Comperj (33km) e Bacia de Santos (200km).


bottom of page