top of page

“Livros nas Praças” estará no posto do Detran.RJ da Barra da Tijuca e na sede esta semana

Rio de Janeiro, 14/6/2021

Por Redação GBNEWS

Foto: Divulgação

O Detran.RJ, dando apoio à cultura, cederá um espaço no posto Aerotown, na Barra da Tijuca, para receber o projeto itinerante “Livros nas Praças”, nesta segunda-feira (14). Em um ônibus-biblioteca, o leitor terá acesso a um acervo de mais de 2 mil livros, de forma totalmente gratuita. O atendimento será das 10h às 16h.


Para retirar o livro, por empréstimo, a pessoa deve apresentar carteira de identidade, comprovante de residência e fazer um cadastro na unidade móvel. O leitor poderá levar até dois livros emprestados.


“Nossa intenção é incentivar a prática da leitura. Além de ampliar o conhecimento e melhorar a escrita, pesquisas comprovam que a leitura aumenta as conexões neurais, fazendo com que o cérebro funcione melhor, inclusive estimulando a criatividade e o desenvolvimento intelectual”, ressalta o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder.


O ônibus-biblioteca também disponibilizará livros em braile e cadeira de transbordo para cadeirantes e pessoas com dificuldade de mobilidade.


Na sexta-feira (18), o ônibus-biblioteca estará em frente à sede do departamento, no Centro do Rio, levando cultura ao local.


“Nesta pandemia, o empréstimo de livros na biblioteca sobre rodas aumentou 40 %. Os livros nos levam a diferentes lugares quando precisamos ficar onde estamos", afirma Cristina Figueiredo, idealizadora e diretora do projeto ônibus-biblioteca Livros nas Praças.


Sobre o projeto


O projeto “Livros nas Praças” iniciou suas atividades em novembro de 2012 e vem visitando, principalmente, comunidades carentes. Cerca de 330 mil leitores, de todas as idades, já passaram pelo ônibus-biblioteca.


Endereços:

Posto Aerotown - Av. Ayrton Senna, 2541, Barra da Tijuca

Sede do Detran - Av. Pres. Vargas, 817, Centro


bottom of page