João Fonseca vence duelo brasileiro com Thiago Monteiro no Rio Open
- há 7 horas
- 3 min de leitura
Rio de Janeiro, 18/02/2026
Por Redação GBNEWS
Foto: Fotojump

O fenômeno carioca João Fonseca estreou em grande forma na chave de simples do Rio Open e se garantiu nas oitavas de final depois da primeira vitória na temporada no duelo brasileiro com Thiago Monteiro na abertura da Sessão Noite desta terça-feira (17), na Quadra Guga Kuerten, no Jockey Club Brasileiro.
Com um retrospecto de duas vitórias em jogos contra brasileiros, nos duelos com Thomaz Bellucci em 2017 e Felipe Meligeni Alves em 2024, Monteiro não conseguiu derrubar o favoritismo de Fonseca, cabeça de chave número 3 do maior torneio de tênis da América do Sul.
Depois de um primeiro set muito equilibrado, sem nenhuma chance de quebra para nenhum dos dois tenistas, Fonseca elevou o nível no tie-break, dominou os pontos e não perdeu a dianteira na segunda parcial, quando conseguiu a quebra logo no segundo game, fechando com 7/6(1) e 6/1, em 1h34.
"Uma vitória difícil, um jogo muito difícil, com um começo muito tenso para os dois lados, os dois conseguindo fazer bons games de saque e não deixando oportunidades para o outro, ele foi me deixando sem entrada no saque dele, eu fui fazendo o meu e fui ficando”, analisou Fonseca.
"Acho que no tie-break eu consegui elevar o nível, consegui fazer meu jogo confiante, agressivo e hoje eu consegui entrar em quadra com uma mentalidade muito boa, com uma confiança boa. Acho que a torcida me ajudou muito no suporte, um jogo muito mental, então feliz de ter de ter enfrentado ele super bem", completou.
Thiago Monteiro destacou o nível de jogo apresentado por Fonseca, o potencial que ele tem para evoluir e destacou que agora fica na torcida pelo tenista carioca no Rio Open.
"É um jogador que tem muita bola, muita potência, tem todos os fundamentos que são em altíssimo nível e ainda pode desenvolver muito mais", disse Monteiro.
"Eu sabia que ele estaria mais tenso, também. Foi a primeira vitória dele na temporada, jogando em casa, sei que não é fácil. Sem dúvidas agora a minha torcida fica totalmente para ele, eu já torcia para ele antes, infelizmente tive que jogar com ele hoje", completou.
Fonseca volta à Quadra Central Guga Kuerten nesta quarta-feira, a partir das 16h30, mas desta vez nas duplas. Ao lado do ex-número 1 do mundo Marcelo Melo, ele enfrenta os argentinos Maximo Gonzalez e Andres Molteni, cabeças de chave 2, pelas quartas de final.
PROGRAMAÇÃO - Quarta-feira, 18 de fevereiro
Quadra Guga Kuerten - A partir de 16:30
[WC] Joao Fonseca (BRA) / Marcelo Melo (BRA) vs [2]
Maximo Gonzalez (ARG) / Andres Molteni (ARG)
Não antes de 19:00
[1] Francisco Cerundolo (ARG) vs Thiago Agustin Tirante (ARG)
Alejandro Tabilo (CHI) vs [LL] Francesco Passaro (ITA)
Quadra 1 - A partir de 16:30
Yannick Hanfmann (GER) vs Juan Manuel Cerundolo (ARG)
[3] Guido Andreozzi (ARG) / Manuel Guinard (FRA) vs Orlando Luz (BRA) / Rafael Matos (BRA)
[1] Sadio Doumbia (FRA) / Fabien Reboul (FRA) vs Marcelo Demoliner (BRA) / Fernando Romboli (BRA)
Quadra 2 -A partir de 16:30
Roman Andres Burruchaga (ARG) vs Vit Kopriva (CZE)
[LL] Gustavo Heide (BRA) / Luis "Guto" Miguel (BRA) vs [4] Evan King (USA) / John Peers (AUS)
A seguir
Constantin Frantzen (GER) / Robin Haase (NED) vs Luciano
Darderi (ITA) / Tomas Martin Etcheverry (ARG)
A seguir
Após descanso - Francisco Cerundolo (ARG) / Francisco Comesana (ARG) vs Jakob Schnaitter (GER) / Mark Wallner (GER)

