top of page

Jair Bolsonaro é levado para prisão na Polícia Federal em Brasília

  • Foto do escritor: Gilson da Gama Barcellos
    Gilson da Gama Barcellos
  • há 4 dias
  • 2 min de leitura

Rio de Janeiro, 22/11/2025

Por Gilson Barcellos

ree

Fim da prisão domiciliar e início da prisão preventiva do ex-presidente da república Jair Bolsonaro (PL), que deu entrada no início da manhã deste sábado (22) na Superintendência Polícia Federal em Brasília. A decisão foi tomada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes a pedido da PF. Moraes disse também que Bolsonaro tentou romper a tornozeleira eletrônica.

 

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) atendeu solicitação da Polícia Federal (PF) e não tem relação direta com a condenação de 23 anos e 7 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado, mas foi adotada como medida cautelar.

 

Segundo a decisão, a convocação de uma vigília feita pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente, na noite anterior, em frente ao condomínio do ex-presidente, levantou indícios de risco de fuga e possível tentativa de interferência na fiscalização das medidas cautelares e da prisão domiciliar à qual Bolsonaro estava submetido desde agosto.

 

Moraes apontou que o ato, apresentado como uma vigília pela saúde do ex-presidente, reproduzia o “modus operandi da organização criminosa” investigada no processo, com o uso de manifestações para gerar tumulto e obter vantagens. O ministro também relembrou que as investigações identificaram um plano de fuga de Bolsonaro para a embaixada da Argentina.

 

O ex-presidente foi detido por volta das 6h e levado para a sede da PF às 6h35. Depois dos trâmites iniciais, seguiu para a Superintendência da Polícia Federal no Distrito Federal, onde ocupa uma Sala de Estado, área reservada a autoridades. Ele passou por exame de corpo de delito no próprio local, realizado por agentes do Instituto Médico-Legal para evitar exposição.

 

Em nota, a PF informou que cumpriu o mandado expedido pelo STF. A defesa de Bolsonaro afirmou que, até as 6h40, ainda não havia sido comunicada oficialmente sobre a prisão. O ex-presidente está numa sala especial com banheiro privativo, cama, janela, frigobar, televisão,  ar condicionado, mesa e cadeira.

 

Bolsonaro estava em prisão domiciliar desde 04 de agosto, após decisão de Moraes por descumprimento de medidas cautelares. O ministro apontou, na ocasião, que o ex-presidente usou redes sociais de aliados (incluindo seus filhos parlamentares) para divulgar mensagens que estimulavam ataques ao STF e defendiam intervenção estrangeira no Judiciário.

 

Bolsonaro vai passar por audiência de custódia às 12h deste domingo ((23).

 

bottom of page