Rio de Janeiro, 02/01/2023
Por Redação GBNEWS
Fotos: Divulgação
Uma ocupação de mais de 90% na rede hoteleira no Réveillon abriu 2023 com otimismo para o trade turístico em Petrópolis após o Natal ter sido considerado aquém das expectativas. De acordo com o Petrópolis Convention & Visitors Bureau, agência de fomento ao setor por meio do associativismo, o desempenho do segmento, ao longo de 2022, é considerado bom e o desafio neste ano é superar os índices que seguiam em alta até dezembro de 2019. Uma agenda consolidada de eventos, tanto os particulares quanto os públicos, estimula o setor que quer ainda ações estruturais que melhorem o fluxo de turistas.
“Foi um ano emblemático que vencemos. Uma agenda de eventos mantida a partir de abril ajudou a cidade a ter a volta por cima que poderia ter levado meses. O momento agora é de avançar ainda mais”, prega o presidente do Petrópolis Convention, Fabiano Barros.
Além dos eventos ‘oficiais’, capitaneados pela Prefeitura e com foco nas celebrações das raízes da cidade, Fabiano Barros cita atrações desenvolvidas pela iniciativa privada e com forte apelo de público que requerem apoio operacional. “Além disso, é necessário melhorar acessos, trânsito, divulgação e pensar adiante com projetos estruturais com criação de novos espaços e atrações”, analisa o presidente do PCVB.
Petrópolis tem hoje 118 meios de hospedagens entre hotéis, pousadas e hostels que somam 6,3 mil leitos e o PCVB crê que pode haver mais investimentos fazendo crescer o setor de hospedagem, além do de gastronomia com mais de 350 bares e restaurantes pulverizados por toda a cidade. “Estamos no caminho certo na consolidação de eventos de qualidade a agora precisamos buscar mais diferenciais”, afirma.
De acordo com o PCVB, depois do investimento no Réveillon com o segmento atuante oferecendo opções de celebração e relaxamento, os empresários focam nas férias e Carnaval para atrair turistas.
“Petrópolis é importante no cenário nacional do setor, um dos 65 principais destinos do país e entre as cinco mais visitadas do Estado. Até a alta temporada, quando temos um crescimento natural, são cinco meses em que a cidade precisa estar focada em ter mais visibilidade e apresentar o que o segmento vem preparando para receber o turista”, afirma Fabiano Barros.
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