top of page

Horta reúne secretariado para traçar metas pós pandemia em Maricá

Rio de Janeiro, 26/9/2021

Por Redação GBNEWS

Fotos: Michel Monteiro/PMM

Fabiano Horta sabe que sua administração tem apoio popular e por isso, quer evitar que a inércia tome conta dos seus colaboradores diretos


“Governança e as boas práticas para alcançar mais justiça social” foi o tema da reunião do prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT) com seus secretários neste sábado (25) na Fazenda Pública Joaquim Piñero, no bairro de Espraiado, Zona Rural da cidade. Uma das preocupações do prefeito é resolver nos próximos anos o problema de água e esgoto no município.


“Estamos num momento de reformatação de quatro anos em três. Vamos para a quarta etapa de um ciclo e se não refletirmos sobre ele, acaba gerando uma inércia”, iniciou o prefeito.


Segundo Horta, é preciso vencer o conforto por realizar um governo que tem amplo apoio reconhecimento popular. “Eu observo a dinâmica executória e não vou ser negligente na formatação do governo para vencermos os desafios que ainda não foram realizados. É preciso entender que governo é um processo de tempo. O objetivo de continuar com esse time se faz, mas na capacidade de refundar funções com o desafio de ser ente público. Muito foi construído, mas ainda há muito do que se construir e remodelar”, garantiu Fabiano, que destacou os desafios macros de mobilidade, infraestrutura e desafio central de água e esgoto como prioridade.


“A gente está exercendo a governativa para catalisar transformações que tem para, além disso, fundar a esperança para além de Maricá, iluminando cenários aparentemente caóticos. É preciso olhar com a sensibilidade de ver o vermelhinho andar com a capacidade acima do desejado, para entender o direito de ir e vir que é dado ao nosso jovem, que pode ir à praia todo dia se quiser. Fazemos parte de uma chama que tem buscado manter-se viva e acesa.


Inspirando e despertando olhares de admiração. A gente vai sempre andar para frente para construir essa cidade que é dos nossos sonhos e é das nossas vontades concretas também”, concluiu Horta.


Vice-prefeito, Diego Zeidan (PT) falou sobre a volta das atividades. “Ano que vem, temos que retomar tudo que transformou a cidade em referência e iniciar os novos projetos que ainda vão servir de inspiração para o Rio, o Brasil e o mundo. Precisamos trabalhar juntos. As pastas precisam se unir e dialogar para cumprir as metas e de fato podermos melhorar a vida do povo”, frisou.


Secretário de Governo, João Maurício de Freitas lembrou a gestão exitosa da Saúde no enfrentamento à pandemia e falou sobre a missão para os próximos anos. “Temos que nos re-desafiar. Melhorar a gestão que a população já julga muito boa. Vamos precisar construir um processo mais solidário entre nós, com integração. Precisamos arregaçar as mangas e compensar esses dois anos. Ainda temos muito a fazer, muito a entregar nessa cidade”, resumiu.

Secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leonardo Alves falou sobre as responsabilidades com as despesas e o programa Maricá Digital - que utiliza o Sistema Municipal de Informações de Maricá para a avaliação de políticas públicas prontas, com base no monitoramento e controle essenciais para determinar a continuidade e a melhoria das políticas implementadas.


“A ideia é que tenhamos todos os projetos em sistema único para que todos tenham acesso à análise dos projetos, tornando claro para o gestor todas as informações para a tomada de decisões em sua pasta. E futuramente, para o cidadão também ficar atento a tudo que acontece na cidade. Queremos a transparência para todos”, enfatizou Leonardo.


Durante o evento, secretários e presidentes das autarquias de Maricá prestaram contas das realizações em suas pastas até o momento e apresentaram as metas para 2022.


bottom of page