Rio de Janeiro, 01/10/2022
Por Redação GBNEWS
Fotos: Bruno Eduardo Alves
Estão sendo convocados os 45 remanescentes do cadastro de reserva aprovados no concurso público realizado em 2019 para integrar os quadros da Guarda Civil Municipal de Niterói. No concurso, foram oferecidas 142 vagas, mais o cadastro de reserva. A convocação é mais um passo para que a cidade possa contar com mil guardas civis municipais, número máximo permitido pela Legislação, de acordo com a população da cidade. Em junho, a Câmara de Vereadores aprovou a criação de 286 novos cargos para a Instituição.
A Prefeitura de Niterói fará novos chamamentos ainda este ano e no primeiro trimestre de 2023. Além disso, as vagas restantes para fechar o efetivo de mil agentes serão complementadas através de um novo concurso público previsto para o próximo ano. Desde 2013, foram realizados dois concursos para a Guarda Civil Municipal, que ampliou o efetivo de 300 para 714 agentes com o objetivo de atuar no ordenamento urbano e ampliar as ações preventivas de combate à criminalidade no município.
Os novos agentes foram convocados através de publicação feita nesta sexta-feira (30) no Diário Oficial do Município e terão que se apresentar no dia 10 de outubro, às 10 horas, na Diretoria de Ensino e Pesquisa da Secretaria Municipal de Ordem Pública, na Cidade da Ordem Pública, que fica na Rua Craveiro Lopes, 153, no Barreto. Os concursados, assim que tomarem posse, participarão do Curso de Formação Profissional da Guarda Civil Municipal, com duração de três meses, onde participarão de aulas práticas e teóricas.
O curso de formação profissional na Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP) tem como base a matriz curricular nacional para a formação das guardas municipais, do Ministério da Justiça. As aulas serão ministradas por um corpo de professores composto pelos melhores profissionais das diversas áreas do conhecimento.
A carga horária do curso é de 544 horas-aula, divididas em atividades práticas e teóricas, com disciplinas como direito penal e processual penal; técnicas de abordagem; gestão e mediação de conflitos; defesa pessoal; legislação de trânsito; legislação ambiental; legislação de posturas municipais. Dentre as disciplinas com maior foco estão gestão de conflitos, comunicação não violenta, primeiros socorros, além de toda a legislação vigente e utilização de equipamentos menos letais. Segundo o Diretor de Ensino e Pesquisa da SEOP, Francisco Lima Torres, os docentes são oriundos da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, além de especialistas, mestres e doutores de diversas instituições de ensino superior.
Na apresentação, os futuros novos agentes deverão apresentar documentos de identidade; CPF; documento de comprovação de estado civil: Certidão de Nascimento; Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável; apresentar a Certidão de Óbito (se viúvo (a)) ou a Averbação de Divórcio (se divorciado); 2 fotos 3x4 recentes; Diploma, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino, reconhecido pelo Ministério de Educação ou Certificado de conclusão e protocolo do requerimento do diploma. Além de exame de audiometria e teste ergométrico, para fins de exame admissional.
Comments