Fux absolve Jair Bolsonaro de todas as acusações da trama golpista
- Gilson da Gama Barcellos

- 10 de set.
- 1 min de leitura
Rio de Janeiro, 10/9/2025
Por Gilson Barcellos
Foto: Victor Piemonte/STF

Terminou há pouco a votação do ministro Luiz Fux, do Superior Tribunal Federal (STF), que foi contrário as acusações dos ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino que votaram a favor da condenação do ex-presidente da república Jair Bolsonaro (PL) da tentativa de golpe de estado em 8 de janeiro de 2023.
Fux no início da sua fala destacou que o STF não tem competência para julgar os acusados pela tentativa de golpe porque os réus não tem foro privilegiado.
O ministro votou para absolver o ex-presidente Jair Bolsonaro e os demais sete réus na trama golpista da acusação de organização criminosa armada, um dos cinco crimes pelos quais foram acusados. Com isso, o placar do julgamento está em 2 a 1 pela condenação do ex-presidente. Ainda faltam votar os ministros Cristiano Zanin e Cármen Lúcia. a sessão nesta quinta-feira (11) começa às 9 horas.
Luiz Fux defendeu também a absolvição do ex-comandante da Marinha Almir Garnier por todos os crimes imputados pela PGR. Por outro lado, defendeu a condenação do tenente-coronel Mauro Cid pelo crime de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.


Comentários