top of page

Friburgo se une por Centro Tecnológico

Rio de Janeiro, 20/10/2023

Por Redação GBNEWS

Fotos: Divulgação

Nesta quinta-feira (19), aconteceu na sede da ACIANF (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo) uma reunião entre os membros que compõem o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Nova Friburgo, lideranças empresariais e autoridades municipais. O propósito do evento foi retomar a busca pela implementação de um Centro Tecnológico na cidade, voltado para a educação profissionalizante, inovação e pesquisa. Na ocasião, o atual secretário de Ciência e Tecnologia de Nova Friburgo, André Montechiari também comentou sobre o edital de fomento para 10 startups, a ser promovido pela Secretaria.


O professor Antônio Silva Neto realizou uma apresentação com dados, soluções e estruturas necessárias ao embasamento e justificativa para execução desse projeto - que foi redirecionado pelo Governo do Estado em 2022, mesmo após membros do Governo terem feito visita ao terreno em que seria realizada a construção do Centro Tecnológico, na rodovia RJ - 130 (Terê-Fri). Na época, o então Secretário de Ciência e Tecnologia, Dr. Serginho, ainda disse que “(...) os cursos oferecidos irão respeitar a estrutura econômica local. Tudo será feito com foco na agricultura familiar, no polo têxtil e metal-mecânico”.


Júlio Cordeiro, presidente da ACIANF e também representante da Frente Empresarial e de Classe de Nova Friburgo (FEC MF) sugeriu aos membros do Conselho, das Universidades e empresários presentes a elaborar um documento endereçado ao Governo do Estado com todo o plano e estratégias necessárias para a construção dessa estrutura, embasado no interesse dos empresários locais em investir na capacitação da população, inclusive dispostos a financiar bolsas para os estudantes do futuro Centro Tecnológico, e na capacidade vocacional da sociedade friburguense. Foi discutido, ainda, que a construção poderia ser adjacente à estrutura do Condomínio Industrial, o que seria um grande benefício pela sinergia com as empresas.


O presidente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Verly, ainda acrescentou: “(...) O tema Centro Tecnológico tem sido objeto de muita atenção do Conselho e das diversas entidades que compõem a nossa instituição. (...) A expectativa é que a gente consiga sensibilizar as autoridades estaduais para retomar a ideia de trazer um Centro Tecnológico para Nova Friburgo, pela sua importância tanto como polo, porque é uma região pujante do ponto de vista agrícola, turístico e econômico, vários segmentos de grande importância, quanto também do ponto de vista da própria formação interna de profissionais de alto nível que vão contribuir para o desenvolvimento de Nova Friburgo, pensando regionalmente e pensando localmente.”

Estiveram presentes no evento: André Montechiari (Secretaria de Ciência e Tecnologia), Marcelo Verly (CMTCINF), Vinicius Fracassio da Silva (UERJ), Raquel Rufino de Souza (UERJ), Bianca Motta (Polo de Extensão da UERJ), Elberth Jonas de Mello (Secretaria de Ciência e Tecnologia), José Augusto Theodoro (Prefeitura), Julio Cordeiro (ACIANF), Rodrigo Nascimento Sena (InovaFri Serra do Silício), Emelly Alves Motta (Inov Fri Serra do Silício), Luís Filipe Saturnino (Câmara Municipal), Roosevelt Concy (ACIANF), além do professor Antônio Silva Neto.


bottom of page