top of page

Fevest 2025: desfile da Firjan SENAI traz arquitetura e sustentabilidade como protagonistas da moda

  • Foto do escritor: Gilson da Gama Barcellos
    Gilson da Gama Barcellos
  • 25 de jun.
  • 2 min de leitura

Rio de Janeiro, 25/6/2025

Por Redação GBNEWS

Fotos: Paula Joahas/Firjan

ree

Taj Mahal


Uma coleção sustentável inspirada em monumentos arquitetônicos do Brasil e do mundo, que nasceu pelas mentes e mãos dos alunos da Firjan SENAI Espaço da Moda, em Nova Friburgo, ganhou as passarelas da Fevest Experience 2025 e encantou o público com toda a sua potência, criatividade e a transformação de resíduos em looks inclusivos, inteligentes e com propósito.

 

“A Fevest é um celeiro de novas tendências e um laboratório para inovação. É um orgulho fazer parte disso”, ressalta Luiz Césio Caetano, presidente da Firjan.

 

O desfile, que aconteceu nesta terça-feira (24), na capital nacional da moda íntima, foi produzido por estudantes dos cursos Técnico em Vestuário do Ensino Médio Firjan SENAI SESI e Técnico em Vestuário, que colocam a mão na massa no projeto Novos Talentos.

 

“O projeto tem como objetivo permitir que as empresas conheçam os novos profissionais da cadeia, estabelecendo uma forma de comunicação entre aluno e empresa. Além disso, é a oportunidade de unir o talento à mão na massa para aprimorar as técnicas para os desafios que o mercado exige”, afirma Pedro Schuenck, coordenador de educação profissional da Firjan SENAI Espaço da Moda.

ree

 Na passarela, a imponência da Muralha da China se transformou num conjunto de saia e top, que ganharam vida com um tecido produzido a partir de saco de cimento e tingimento natural com urucum. A peça também foi destaque no desfile da abertura da feira, sendo o mais votado pelo público.

 

Já o Taj Mahal, com toda a sua exuberância, mostra que moda pode e deve ousar. Feito a partir de plástico reciclado e passadoria com papel manteiga, resultando em uma superfície texturizada artesanal. A barra da blusa carrega inscrições em árabe com a expressão "símbolo de amor eterno", e a bolsa em acrílico com corte a laser reproduz a silhueta do monumento.

ree

 E a essência da Lapa, cartão postal do Rio de Janeiro, foi toda estruturada em técnicas de tapeçaria e crochê com materiais reaproveitados. Provando que vestir é um ato de consciência.

 

A coleção completa conta com 14 looks, produzidos a partir do reaproveitamento de resíduos, que também explora o potencial de materiais inusitados, técnicas de handmade e aplicação de tecnologia, está disponível durante a Fevest Experience 2025, até 26/6, das 10h às 19h, no Nova Friburgo Country Club.

 

Comentários


bottom of page