top of page

Festival de Poesia Rio de Versos de Maricá homenageia o poeta e compositor Jorge Mautner

  • Foto do escritor: Gilson da Gama Barcellos
    Gilson da Gama Barcellos
  • 22 de out.
  • 2 min de leitura

Rio de Janeiro, 22/10/2025

Por Redação GBNEWS

Fotos: Thamyris Mello

ree

O  “Rio de Versos – Festival Internacional de Poesia – Jornada Comemorativa 30ª Edição – Maricá 2025” será realizado entre 30 de outubro e 2 de novembro. O lançamento na terça-feira (20), foi na Academia Brasileira de Letras (ABL), no Centro do Rio de Janeiro, e teve o cantor, compositor e poeta Jorge Mautner como o grande homenageado da noite. Ele recebeu a Medalha Darcy Ribeiro pelo reconhecimento à sua trajetória musical e poética.

 

Jorge Mautner também fez um pocket show ao lado da cantora Cecília Beraba, cantando algumas de suas obras como “Perspectiva” e “Maracatu Atômico".

 

“É uma emoção ser homenageado neste lançamento. Até difícil encontrar palavras para agradecer por essa noite linda. Estou muito feliz e grato pelo reconhecimento”, destacou Jorge, emocionado.

ree

O lançamento aconteceu no Teatro Raimundo Magalhães Jr. e contou com uma mesa composta pelo poeta e secretário de Cultura e das Utopias de Maricá, Sady Bianchin, o compositor de poesias e ocupante da cadeira 19 na ABL, Antonio Carlos Secchin, além do ocupante do assento 23 na ABL e escritor Antônio Torres. A programação também teve a presença dos poetas Salgado Maranhão, Abel Silva e outros autores convidados.

 

O festival ocorre entre os dias 30 de outubro e 02 de novembro e é realizado pelo Governo Federal e Ministério da Cultura com patrocínio da Petrobras e apoio da Prefeitura de Maricá. Esta será a primeira edição internacional do evento em solo brasileiro, sendo Maricá a cidade-sede, com ampla programação gratuita, distribuída em três palcos na região central do município.

 

Fique de olho

ree

A programação em Maricá receberá diversos poetas de 20 estados do Brasil e de mais de 40 países, sendo 13 deles presencialmente. Trinta poetas irão participar por meio da exposição de Poesia Visual, sendo de 15 países diferentes. Estão confirmados autores e representantes de Portugal, França, Moçambique, Argentina, Cuba, Chile, Estados Unidos, Uruguai, Colômbia, Cuba e México, evidenciando a grandeza do evento.Entre os dias 27 e 30 de outubro, haverá o projeto “Poesia nas Escolas”, com 60 apresentações em unidades da rede municipal de ensino de Maricá. Além do mais, será realizado um plantio simbólico de 101 mudas de Pau-Brasil, em celebração aos 101 anos do Manifesto Antropofágico de Oswald de Andrade.


Palcos


A cidade de Maricá contará com três palcos poéticos localizados na região central do município. Os palcos Tupi Petrobras e Maricá Petrobras ficarão na Praça Orlando de Barros Pimentel, enquanto o Palco Mero Petrobras no Cine Henfil.

 

As atividades incluem mesas de debate, rodas de conversa, poesia na roda, cinema, shows e homenagens a ícones da poesia brasileira, como Carlos Drummond de Andrade, Cazuza, Antônio Cícero e a própria Cora Coralina, homenageada com exibição do filme ‘Cora Coralina – Todas as vidas’.

 

As transmissões ao vivo dos principais painéis e recitais vão permitir ao público de todo o país acompanhar o evento. Todas as atividades são gratuitas.

ree

 


 

Comentários


bottom of page